Site Loja Virtual Textos Buscar textos Projetos Links Imagens Livro de visitas Indique o site
| Entrar

PESQUISA

SITE SEGURO

Compre pelo PagSeguro

NOVOS LINKS

USUÁRIOS ONLINE

13 visitantes online (1 na seção: Loja virtual)

Usuários: 0
Visitantes: 13

mais...

VISITAS

Bem vindo
Visitante

Já existem:



Visitantes deste site

Pesquisa Histórica na Educação Física (2)

Preço: 20,00
Custo de Envio: R$ 4,50
Data de Publicação : 07/06/1997
Tempo aproximado de entrega (capitais) : 7 dias
Editora: LESEF
Páginas: 184

SUMÁRIO

 

APRESENTAÇÃO

IMAGENS DO CORPO EDUCADO: UM OLHAR SOBRE A GINÁSTICA NO SÉCULO XIX
Carmen Lúcia Soares

A ESCOLARIZAÇÃO DA GYMNASTICA NAS ESCOLAS NORMAIS DE MINAS GERAIS (1883-1918)
Tarcício Mauro Vago

A PRESCRIÇÃO DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS E DO ESPORTE NO BRASIL (1850-1920); CUIDADOS COM O CORPO, EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO MORAL
Pedro Angelo Pagni

PROJETO MILITAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Amarílio Ferreira Neto

INEZIL PENNA MARINHO: O TEMPO DE UMA HISTÓRIA
Célia Carvalho do Nascimento

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESPÍRITO SANTO: SUAS HISTÓRIAS, SEUS CAMINHOS (1931-1961)
Dirce Maria Corrêa da Silva

PARA UMA HISTÓRIA DO ESPORTE EM VITÓRIA
Ricardo Figueiredo Lucena

 


APRESENTAÇÃO

 

 

No ano de 1996 organizamos um primeiro livro sobre temáticas a respeito da história da Educação Física intitulado Pesquisa Histórica na Educação Física Brasileira. para o processo de organização deste segundo volume, mantivemos a orientação geral indicada no primeiro, suprimindo porém, no título o termo Brasileira, de modo a indicar a possibilidade de publicação de textos que não tratem especificamente de Educação Física brasileira, mas que sejam relevantes como pesquisa histórica. Confirmando os propósitos iniciais do projeto de publicação sobre pesquisa histórica em Educação Física, apontamos que esta coletânea pretende contribuir para o debate nesta área e para a divulgação dos resultados de pesquisa recentemente concluídos e ou em andamento de importantes estudiosos da Educação Física no Brasil.


Os textos podem ser lidos separadamente, mas constituem um precioso panorama em seu conjunto, uma vez que abordam itens clássicos na historiografia como: fontes, corpo, ginástica, Educação Física, esporte, instituições e prersonagens/atores sociais no campo da Educação física. 

Carmen Lúcia Soares considera que, ao longo do século XIX, é possível identificar diferentes formas de intervenção dirigida, consentida ou não, sobre o corpo e sobre o que ele expressa. Talvez seja o corpo o lugar mais visível de inscrição da cultura humana, seu registro mais verdadeiro. Estas constatações leva a um alongamento de formas, modelos e técnicas que viabilizem a já aceita "educação corporal". Nesse texto, a autora, estabelece algumas aproximações com a ginástica, tomando-a como um modelo de educação corporal.


Tarcísio Mauro Vago discute o processo de escolarização da Ginástica nos cursos de formação do professorado de Minas gerais, no período que vai da primeira lei mineira que estabelece a ginástica como componente curricular (em 1890), até chegar ao momento em que se estruturam os primeiros programas de ensino detalhados para ela (1916-1918). A legislação foi uma das estratégias usadas pra a conformação do campo escolar, autorizando e legitimando um certo conhecimento que a ginástica deveria tratar na formação do professorado. A escolarização da Ginástica (e das praticas corporais que compõem o seu programa) movimento de higienização e disciplinarização dos sujeitos e do todo sujeitos e do todo social, e de melhoria da raça, que emerge naquele período.


Pedro Angelo Pagni aborda a prescrição dos exercícios físicos esboçadas nas teses e nos manuais pedagógicos apresentados pelos médicos a partir da segunda metade do século passado, a polêmica sobre o esporte no início do século e as propostas de Fernando de Azevedo sobre a Educação física e o esporte, percorrendo um período que corresponde , a aproximadamente, de 1850 a 1920, o autor se propõe a apresentar a Educação Física e o esporte como atividades que fazem parte dos hábitos e cuidados com o corpo, os quais começam a ser difundidos durante esse período e como meio de educação geral que visa auxiliar a formação moral do homem e a formação do caráter. Além disso, pretende mostrar as dificuldades encontradas na difusão dos exercícios físicos e dos esportes no brasil, durante esse período, assim como as constantes reformulações das estratégias sociais e dos procedimentos pedagógicos a que a sua prescrição é submetida.


Amarílio Ferreira Neto levanta questionamentos sobre um possível projeto pedagógico militar na Educação física do país. Escreve sucintamente sobre estado e forças armadas no Brasil, sobre os militares, os intelectuais e a Educação Física, sobre pedagogia militar na Educação Física. As fontes que tem oferecido suporte ao texto são, num primeiro plano, a revista A Defesa nacional e, num segundo plano, a Revista de Educação Física.


Célia Carvalho do Nascimento apresenta uma incursão pela obra historiografica de Inezil Penna marinho, aponta dados biográficos, pressupostos de sua concepção de História e dialoga com os críticos do autor objeto do trabalho.


Dirce Maria Corrêa da Silva faz alusão, sinteticamente, á História da Escola de Educação Física do espírito Santo, de 1931 a 1961. 

Ricardo de Figueiredo Lucena enfoca um momento da pesquisa que vem desenvolvendo sob o título de "A História Esporte em Vitória". Faz uma breve pontuação sobre a prática de esportes pelos capixabas a partir do início deste século, aproximando da história social de Vitória, como cidade que sofre modificações arquitetôonicas e culturais envolvendo novas práticas e novas relações sociais que se inserem num outro processo de urbanização.


Considerando-se que persiste um abismo entre pesquisadores e a comunidade de professores dos ciclos básicos, este livro procura, também, servir de ponte para a atualização desses professores. Ao mesmo tempo, busca atender ao publico universitário, revitalizando os rumos do debate e pesquisa histórica na Educação Física, tão essencial na formação do professor/pesquisador dessa área, bem como dos cientistas sociais em geral no país.



 

Vitória, 07 de julho de 1997.

 




Carrinho  RSS Feeds  Versão para impressão  Conte a um Amigo 

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

CONTRIBUIÇÕES

NOVOS ARTIGOS

ELLER, Marcelo Laquini. A olimpíada escolar e a escolarização da educação física no Espírito Santo: 1946-1954 In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Marcelo Laquini Eller
WILL, Thiago ferraz; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Arquivos da Escola de Educação Física do Espírito Santo: o Ensino da História da Educação Física entre as Décadas de 1930 e 1960 In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Thiago Ferraz Will
BRUSCHI, Marcela; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Professoras e autoras: circulação, apropriação e produção de saberes sobre a educação física no Espírito Santo (1931-1936) In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Marcela Bruschi
WILL, Thiago Ferraz; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha; RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; POLEZE, Grasiela Martins Lopes. o ensino da história da educação física: uma análise dos anais dos congressos de educação física, esporte e lazer. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
Thiago Ferraz Will
ELLER, Marcelo Laquini; SCHNEIDER, Omar; SANTOS, Wagner dos. Revista Brasileira de Educação Física e Desportos: Impresso pedagógico e prescrições esportivas para a educação física (1968-1984). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha; POLEZE, Grasiela Martins Lopes; WILL, Thiago Ferraz. Colégio Estadual do Espírito Santo: relatos da educação física e do esporte em seu arquivo institucional (1943-1957)In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Colégio Estadual do Espírito Santo: práticas de ensino de educação física e do esporte em seu arquivo institucional (1943-1957) In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
BRUSCHI, Marcela ; SCHNEIDER, Omar ; SANTOS, Wagner dos; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Presença feminina na escolarização da educação física no Espírito Santo (1931-1937). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
Marcela Bruschi
SCHNEIDER, Omar; Bruschi, Marcela. A Revista de Educação e a escolarização da educação física no Espírito Santo: autores, atores e editores (1934-1937) In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Circuitos e fronteiras da história da educação no Brasil. 2013. 1 CD-ROM ISSN:2236-1855
Marcela Bruschi
SCHNEIDER, Omar; BRUSCHI, Marcela; SANTOS, Wagner dos; FERREIRA NETO, Amarílio. A Revista de Educação no governo João Punaro Bley e a escolarização da Educação Física no Espírito Santo (1934-1937). Revista brasileira de história da educação, Campinas, v. 13, n. 1 (31), p. 43-68, jan/abr 2013
Marcela Bruschi