APRESENTAÇÃO
Este livro tem História e é obra coletiva. Sua "idéia força" é reunir parte da produção mais substancial da História da Educação Física brasileira. Neste trabalho, temos incorporado e superado o esforço solitário de Inezil Penna Marinho que foi organizar, reunir, coordenar, enfeixar o maior número possível de dados que pudessem contribuir para que outros (nós) pudéssemos iniciar uma produção historiográfica da Educação Física no Brasil a partir do seu "arquivo".
Há oito anos (1988/1) na disciplina Evolução e Teoria da Educação Física do Mestrado em Educação Física da Universidade Gama Filho, o professor Vitor Marinho sentia necessidade de fazer um "balanço" da produção histórica na Educação Física brasileira, através de uma publicação. Ele sugeriu-me o desafio... não consegui, menos por ausência de tempo, que por falta de condições acadêmicas... Mas, não perdi de vista a orientação do mestre.
Nova investida do Vitor Marinho aconteceu no Encontro de Filosofia, História, Sociologia e Educação Física na UERJ em 1990. Além dele, estiveram presentes na mesa-redonda da História da Educação Física: Neise Gaudêncio, Mário Ribeiro Cantarino Filho, Ademir Gebara e Amarílio Ferreira Neto. Recebi novo alento... ainda não o suficiente.
A partir da FEF/UNICAMP, Ademir Gebara à frente, são criados os Encontros Nacionais de História em nossa área. Três eventos já foram realizados: Campinas (1993), Ponta Grossa (1994) e Cuntiba (1995). O quarto esta previsto para Belo Horizonte (1996). A cada Encontro uma Coletânea com textos produzidos e veiculada... Este trabalho possui seu mérito.
No IX CONBRACE, em Vitória (1995), é dedicado um espaço em mesa redonda e um seminário à História da Educação Física O professor Pedro Pagni, então convidado. ensaiou uma avaliação do que se vem fazendo.
Tendo participado do itinerário aqui exposto, finalmente, resolvi organizar esta produção com ênfase em algumas pesquisas oriundas de vários Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) expressos neste volume na forma de artigos de síntese implementados por seus autores, ou na forma de resenha crítica e entrevista comentada.
Com o projeto do livro elaborado. conversei pessoalmente com uns, telefonei a outros... Houve acate imediato da idéia Portanto, o grupo de trabalho ficou assim constituído: Amarílio Ferreira Neto, Eustáquia Salvadora de Sousa, Fernanda Simone Lopes de Paiva, Robson Loureiro, Sandra Soares Della Fonte. Silvana Vilodre Goellner, Sônia de Deus Rodrigues Bercito e Victor Andrade de Melo. A todos agradeço o empenho para que este trabalho fosse possível e a confiança a mim conferida para organizá-lo.
O livro em seu conjunto oferece à comunidade: científica da área da Educação Física e afins um panorama da pesquisa histórica no que se refere a objetos, orientações teóricas, fontes, periodização, etc. Enfim, reúne, num mesmo espaço, parte da produção mais relevante da pesquisa histórica na Educação Física brasileira destinando-se, pois, num primeiro plano, a professores, estudantes de graduação e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) de nossa área. Todavia, num segundo plano, pretende-se interagir com aqueles que em geral interessam-se pela pesquisa histórica.
Finalmente, esta obra e dedicada ao professor Inezil Penna Marinho. que com seu clássico "Contribuição para a História da Educação Física no Brasil´´ de 1943. abriu caminho definitivo a outros pesquisadores. Foi ao refletir sobre o seu trabalho que organizei este livro PESQUISA HISTÓRICA NA EDUCAÇAO FISICA BRASILEIRA.
Piracicaba, 26 de junho de 1996
O ORGANIZADOR