O Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA) é formado por um grupo de professores/pesquisadores com formação em Educação Física e com pós-graduação - Stricto Sensu - em Educação Física ou em áreas afins, e por alunos de pós-graduação e graduação (iniciação científica). O grupo foi criado no ano de 1999 (quando teve aprovado, pelo CNPq, o projeto A Constituição de Teorias da Educação Física no Brasil: o debate em periódicos no século XX) e está sediado no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
O PROTEORIA busca compreender a Constituição das Teorias da Educação Física no Brasil voltando o olhar para a História e para a contemporaneidade. Desse modo, procura analisar o itinerário de formação de intelectuais (militares e civis), suas representações, suas práticas de apropriação e seus projetos, as reformas educacionais e seus resultados. Nos estudos do cotidiano busca analisar a base teórica que permitiu a Educação Física e os esportes adentrarem na Forma e na Cultura Escolar, assim como os meios produzidos para significar o lugar da Educação Física na escola, na atualidade, e as relações epistêmicas que essa disciplina e seus atores mantêm com os saberes. Além disso, investiga os modos de produção do que é desenvolvido na pós-graduação, em teses e dissertações, e os meios de circulação na comunidade da Educação Física. Esses temas estão expressos nas obras que temos publicado em formato de artigos para periódicos, congressos e livros.
Os livros que são vendidos em nossa Loja Virtual fazem parte do projeto de divulgação científica que vem sendo desenvolvido desde o lançamento da obra Pesquisa Histórica na Educação Física Brasileira, organizada no ano de 1996, pelo professor Dr. Amarílio Ferreira Neto. Com o desenvolvimento do grupo, outros temas tornaram-se foco de interesse, como Cotidiano Escolar, Relações com os Saberes Escolares, Formação Profissional, Práticas Pedagógicas, Estudos Curriculares, Avaliação na Educação Física e Produção e Comunicação Científica, além da própria História da Educação, da Educação Física e dos Esportes.
Com essa proposta de trabalho articulada em torno do PROTEORIA esperamos agregar estudantes e profissionais do Estado do Espírito Santo e de outros Estados que possuam interesses comuns e que se disponham a organicamente envidar esforços em estudos, aquisição de financiamentos e equipamentos, isto é, atuar decisivamente para criarmos as condições para estabelecermos um novo patamar do debate sobre teoria da Educação Física no Brasil.