APRESENTAÇÃO
A idéia de organizar um livro, reunindo autoresque refletissem a contribuiçãoespecífica da Educação Física para a Educação Infantil, surgiu durante o Congresso Brasileiro de Ciênciasdo Esporte – CONBRACE (setembro de 2005), em Porto Alegre, mas decorreu do trabalho de formação de professores que já vínhamos desenvolvendo no Curso de Educação Física do CEFD/UFES, desde anos anteriores. Naquela ocasião, planejamos organizar um livro com 5 textos compostos pelos autores da área que,a nosso ver, vinham produzindo as reflexões mais interessantes no campo da Educação Física para Educação Infantil
Assim, lá mesmo em Porto Alegre, convidamos as professoras doutoras Eliana Ayoub (Nana) (UNICAMP), Marinelma Garanhani (UFPR), Déborah Thomé Sayão (UFSC) e, posteriormente, ao retornarpara Vitória, entramos em contato com o professor Dr. José Alfredo Debortoli (UFMG). Todos aceitaram de pronto o convite.
Configurado o projeto e escalado o time,estimamos produzir uma primeira versão dos nossos textos para uma discussão avaliativa do andamento do projeto na altura da ocorrência da programação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), dentro da 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Florianópolis, em julho de 2006. A expectativa era a de que, após a SBPC, se tudo estivesse correndo bem, publicaríamos o livro no primeiro semestre de 2007.
Mal começou o ano de 2006 e, em abril, ficamos sem a companhia pessoal e profissional da professora Déborah. Em seguida, ainda lamentando a sua ausência, perdemos também a condição de contar com a contribuição da Nana, em razão de problemas de saúde. Nessa nova conjuntura, restou-nos a opção de pensar em desistir do projeto ou a de reconfigurá-lo, buscando outroscolaboradores.
Em tais circunstâncias, é fácil compreender que, embora a Nelma e o Zé Alfredo tenham feito o “dever de casa”, se o projeto não estava irremediavelmente comprometido, estava, no mínimo, entrando em um longo período de atraso. Agora era preciso convidar novos integrantes e dar-lhes o tempo necessário para que produzissem seus textos. Nessa busca é que, em maio de 2007, entramos em contato com o professor Dr. Marcos Neira (USP), alguém que pensamos em convidar antes, mas com quem até ali não tínhamos estabelecido contato direto. Nesse sentido, após uma estimulante conversa realizada em sua sala de trabalho na Faculdade de Educação da USP, tratamos de diversos assuntos, especialmente, de sua participação no livro e no “Seminário: Educação Física e Artes Visuais nos CMEIs da SEME/PMV”, interessante evento que realizamos em novembro de 2007.
Com a participação do Marcos tínhamos reiniciado em grande estilo a recomposição do time, mas para o propósito inicialmente estabelecido ainda faltava alguém. Ainda insistimos na idéia de tentar contar com a contribuição da Nana, entretanto, como ela ainda não se sentia emcondições pessoais de arcar com mais essa responsabilidade, declinou do nosso novo convite. Nesse andamento, o Zé Alfredo sugeriu o nome da professora Ms. Amanda Freitas (PUC-Minas). Alguém que, mesmo sem conhecermos pessoalmente, acolhemos em razão das recomendações criteriosas do companheiro José Alfredo. A partir daí, quando pensamos ter fechado o grupo, eis que, em decorrência dos estudos da professora Rosianny Campos Berto (UFES), no âmbito do Mestrado em Educação Físicado CEFD/UFES, surgiu a oportunidade de contar com a contribuição dela, associada aos seus orientadores, Amarílio Ferreira Neto (UFES) e Omar Schneider (UFS).
Desse modo, após contar um pouco dos esforços despendidos para a consecução do projeto que agora apresentamos ao leitor em forma de livro, queremos render o nosso reconhecimento às colegas que não puderam participar da iniciativa, particularmente, queremos reconhecer as importantes contribuições, já dadas ao debate, das professoras Eliana Ayoub e Déborah Thomé Sayão (em memória).
Entendemos ser dispensável fazer uma prévia apresentação dos autores e seus textos, pois o melhor modo de conhecê-los ou reconhecê-los é entrando, o mais rápido possível, em contato com as suas contribuições que seguem. Nesse sentido, desejamos aos nossos leitores profícua leitura, instigantes reflexões e estimulo ao debate e à produção de outros escritos. Tudo de bom.
Os organizadores