Site Loja Virtual Textos Buscar textos Projetos Links Imagens Livro de visitas Indique o site
| Entrar

PESQUISA

SITE SEGURO

Compre pelo PagSeguro

NOVOS LINKS

USUÁRIOS ONLINE

3 visitantes online (1 na seção: Artigos)

Usuários: 0
Visitantes: 3

mais...

VISITAS

Bem vindo
Visitante

Já existem:



Visitantes deste site
Artigos > Comunicação e Produção Científica em Educação e em Educação Física > NASCIMENTO, Ana Claudia Silverio; FERREIRA NETO, Amarílio. Análise das características formais de periódicos científicos da educação física: o caso da revista brasileira de ciências do esporte. In: SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA , 54., 2002, Goiânia. Anais...Goiânia: SBPC, 2002. 1 CD-ROM.

NASCIMENTO, Ana Claudia Silverio; FERREIRA NETO, Amarílio. Análise das características formais de periódicos científicos da educação física: o caso da revista brasileira de ciências do esporte. In: SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA , 54., 2002, Goiânia. Anais...Goiânia: SBPC, 2002. 1 CD-ROM.

 

ANÁLISE DAS CARACTERÍTICAS FORMAIS DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DA REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE

 

1 2 Ana Claudia S. Nascimento' acsilverio@hotmail.com;

Amarílio Ferreira Neto2

(Orientador) afneto@starmedia.com


1- Graduada em Educação Física, CEFD,UFES, Vitória/ES; 2 -Departamento de Desportos, CEFD,UFES, Vitória/ES


INTRODUÇÃO Este trabalho pretende acompanhar o quadro de constituição da cientificidade em alguns periódicos da Educação Física brasileira publicados no século XX, buscando perceber o aparecimento e a evolução dos critérios de qualidade científica. Para isso, realiza uma avaliação das características formais das revistas científicas a partir da lista de periódicos incluídos no Catálogo de Periódicos de Educação Física e Esporte (1930 - 2000). A idéia contida no estudo é a de que as características formais dos periódicos são parâmetros que podem influir na sua aceitabilidade pelas comunidades nacional e internacional e no padrão de qualidade do conteúdo dos artigos. Esta pesquisa é relevante pois possibilita compreender o perfil dos periódicos da Educação Física brasileira e assim perceber como a produção acadêmica da área vem se comportando perante os critérios adotados pela comunidade científica, além de permitir saber quais critérios ainda são necessários cumprir para que essas publicações sejam incluídas nas bases de dados internacionais, aumentando sua visibilidade e contribuindo para o avanço da pesquisa. Este estudo é pertinente ainda com a realidade e o momento das publicações científicas no Brasil, em que a discussão sobre as características dos periódicos nas diversas ciências tem estado em foco, tanto no âmbito das agências financiadoras como dos editores e entidades responsáveis pelas publicações.

METODOLOGIA Em função dos objetivos do estudo, adotou-se uma abordagem teórico-empírica, com a realização de uma pesquisa bibliográfica e a utilização de técnicas de análise de conteúdo. A pesquisa bibliográfica possibilitou o estudo e o levantamento da produção acerca da avaliação de periódicos. Para a avaliação dos periódicos selecionados consideramos o modelo proposto por Krzyzanowski & Ferreira (1998) em seu estudo “Avaliação de periódicos científicos e técnicos brasileiros”. O modelo procura refletir aspectos de forma dos periódicos dentro de parâmetros mensuráveis, permitindo classificá-los quanto ao desempenho. O corpus da pesquisa foi composto por 21 fascículos da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) correspondentes ao terceiro número de todos os volumes publicados até a presente data. A análise das características de cada fascículo foi feita em fichas individuais, elaboradas para este fim. O embasamento teórico para a execução desse trabalho foi buscado na literatura sobre avaliação de periódicos científicos.

RESULTADOS Procedendo a análise dos fascículos, verifica-se que a RBCE tem buscado, ao longo dos seus 23 anos de publicação, atender aos critérios de qualidade científica, demonstrando uma evolução principalmente no que se refere aos aspectos de normalização. Entretanto, existem alguns aspectos que precisam ser aprimorados na revista, a saber. O ISSN precisa estar mais visível, já que ele facilita a identificação dos periódicos, a organização de acervos e indexação. Apesar de manter sua publicação ininterrupta desde 1979, a revista não consegue manter sua periodicidade apresentando, com freqüência, números atrasados. Isso é grave, levando em consideração que uma das principais características da publicação periódica está vinculada à definição e regularidade dessa periodicidade. O cumprimento da periodicidade, juntamente com a publicação da data de recebimento dos artigos (não realizada pela revista), indicam que a informação circula com maior agilidade e que há boa comunicação entre pareceristas, editor e autores. A falta de regularidade na publicação é um indicador seguro das dificuldades encontradas pelo editor. Quanto à autoria e conteúdo, há grandes dificuldades em proceder a avaliação, já que a revista não apresenta, de forma explícita, o tipo de artigo que publica (original, revisão, estudo de caso e outros). Esta informação deveria constar no sumário do fascículo, que também precisa ser apresentado em outra língua, já que ele facilita a indexação de periódicos, o que se torna mais difícil para os que só o fazem em português.

CONCLUSÃO Os resultados da avaliação demonstraram que, mais do que uma mera classificação da RBCE norteou este estudo a preocupação com a melhoria da qualidade das publicações da Educação Física brasileira, já que acredita-se que esta revista, usada como piloto,, reflete as características de outras publicações da área. A avaliação realizada representa uma primeira tentativa de compreender o perfil das revistas, portanto, é passível de questionamentos, reformulações e aprimoramento. Entretanto, evidencia a necessidade do desenvolvimento de um instrumento mais adequado que possa contribuir para uma avaliação mais precisa das publicações da área, que caracteriza-se como multidisciplinar. Acredita-se que, dessa forma, surge a possibilidade de conferir às publicações e, consequentemente, à produção, maior visibilidade, grande meta do empreendimento científico. Em avaliações posteriores, sugere-se avaliar os aspectos qualitativos, entre eles os que contemplem o impacto do periódico.

 

 

Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA), http://www.proteoria.org
  Ver este arquivo em formato PDF Impimir arquivo

Navegue pelos artigos
Prévia do artigo FERREIRA NETO, Amarílio; MAIA, Ediane de Melo; BERMOND, Magda Terezinha. Revista de Educação Física: ciclo de vida, seção unidade de doutrina e lição de educação física (1932-2002). Movimento (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 91-118, 2003. SANTOS, Wagner dos; FERREIRA NETO, Amarílio. Avaliação na educação física Escolar: análise de periódicos do século XX. In: SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA , 54., 2002, Goiânia. Anais... Goiânia: SBPC, 2002. 1 CD-ROM. Próximo artigo
avaliação 2.61/5
avaliação: 2.6/5 (217 votos)

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

CONTRIBUIÇÕES

NOVOS ARTIGOS

ELLER, Marcelo Laquini. A olimpíada escolar e a escolarização da educação física no Espírito Santo: 1946-1954 In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Marcelo Laquini Eller
WILL, Thiago ferraz; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Arquivos da Escola de Educação Física do Espírito Santo: o Ensino da História da Educação Física entre as Décadas de 1930 e 1960 In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Thiago Ferraz Will
BRUSCHI, Marcela; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Professoras e autoras: circulação, apropriação e produção de saberes sobre a educação física no Espírito Santo (1931-1936) In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Marcela Bruschi
WILL, Thiago Ferraz; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha; RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; POLEZE, Grasiela Martins Lopes. o ensino da história da educação física: uma análise dos anais dos congressos de educação física, esporte e lazer. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
Thiago Ferraz Will
ELLER, Marcelo Laquini; SCHNEIDER, Omar; SANTOS, Wagner dos. Revista Brasileira de Educação Física e Desportos: Impresso pedagógico e prescrições esportivas para a educação física (1968-1984). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha; POLEZE, Grasiela Martins Lopes; WILL, Thiago Ferraz. Colégio Estadual do Espírito Santo: relatos da educação física e do esporte em seu arquivo institucional (1943-1957)In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Colégio Estadual do Espírito Santo: práticas de ensino de educação física e do esporte em seu arquivo institucional (1943-1957) In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
BRUSCHI, Marcela ; SCHNEIDER, Omar ; SANTOS, Wagner dos; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Presença feminina na escolarização da educação física no Espírito Santo (1931-1937). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
Marcela Bruschi
SCHNEIDER, Omar; Bruschi, Marcela. A Revista de Educação e a escolarização da educação física no Espírito Santo: autores, atores e editores (1934-1937) In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Circuitos e fronteiras da história da educação no Brasil. 2013. 1 CD-ROM ISSN:2236-1855
Marcela Bruschi
SCHNEIDER, Omar; BRUSCHI, Marcela; SANTOS, Wagner dos; FERREIRA NETO, Amarílio. A Revista de Educação no governo João Punaro Bley e a escolarização da Educação Física no Espírito Santo (1934-1937). Revista brasileira de história da educação, Campinas, v. 13, n. 1 (31), p. 43-68, jan/abr 2013
Marcela Bruschi