Site Loja Virtual Textos Buscar textos Projetos Links Imagens Livro de visitas Indique o site
| Entrar

PESQUISA

SITE SEGURO

Compre pelo PagSeguro

NOVOS LINKS

USUÁRIOS ONLINE

8 visitantes online (3 na seção: Artigos)

Usuários: 0
Visitantes: 8

mais...

VISITAS

Bem vindo
Visitante

Já existem:



Visitantes deste site
Artigos > Formação Profissional, Currículo e Práticas Pedagógicas em Educação e em Educação Física > NUNES, Kezia Rodrigues; AROEIRA, Kalline Pereira. Educação Infantil e a formação de professores em periódicos de Educação Física (1973-1999). In: VIII ENFEFE - Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 8., 2004, Niterói, RJ. Anais... Niterói, RJ: Gráfica Universitária, 2004. v. 1. p. 209-211.

NUNES, Kezia Rodrigues; AROEIRA, Kalline Pereira. Educação Infantil e a formação de professores em periódicos de Educação Física (1973-1999). In: VIII ENFEFE - Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 8., 2004, Niterói, RJ. Anais... Niterói, RJ: Gráfica Universitária, 2004. v. 1. p. 209-211.


EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PERIÓDICOS DE

EDUCAÇÃO FÍSICA (1973 - 1999)

 

Kezia Rodrigues Nunes (UFES)

Kalline Pereira Aroeira (PROTEORIA)

 

Resumo: objetiva mapear, sistematizar e analisar a produção em periódicos de Educação Física sobre Educação Infantil, relacionada com a formação de professores. A pesquisa traça contribuições sociais e científicas ao apontar o que as produções da área, nos últimos anos, têm considerado e discutido sobre a questão, indicando uma reflexão teórica sobre o assunto. Utiliza a pesquisa documental, cujos instrumentos são a seleção e fichamentos de textos e, para a organização dos dados, ampara-se em Catani e Sousa (1999). Utiliza como fontes revistas catalogadas no Catálogo de Periódicos de Educação Física e Esporte (1930-2000) (FERREIRA NETO et al., 2002). Dos trinta e seis periódicos pesquisados, foram encontrados artigos referentes à temática em vinte e quatro deles, constituindo-se um corpus documental de 168 artigos que após sofrer delimitação, circunscreveu-se a dezesseis artigos localizados em cinco periódicos de Educação Física (Revista Paulista de Educação Física, Motrivivência, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, Esporte e Educação). A análise evidenciou um contexto recente em termos de pesquisa e a necessidade de que o trabalho com Educação Infantil contemple o educar-e-cuidar intrínsecos em sua proposta, numa organização coletiva e integrada, sem a fragmentação de funções, viabilizando a constante reflexão da docência.

Esta investigação focaliza a análise acerca da formação de professores e o contexto da Educação Infantil, pesquisando o que as produções presentes em periódicos de Educação Física discutem sobre essa temática, com base na produção de referências de artigos apresentada no Catálogo de Periódicos de Educação Física e Esporte (1930-2000) (FERREIRA NETO, 2002). A pesquisa abrange o exame da bibliografia pertinente, inventário das fontes (identificação, localização, compilação e fichamento dos dados) e análise dos dados. O perfil teórico- metodológico da pesquisa incorpora contribuições da área da Educação, em especial da Educação Infantil e Formação de Professores e da Educação Física. O trabalho foi organizado em três momentos: o primeiro refere-se ao estudo da Infância no Brasil, focalizando a construção histórica da Educação Infantil, sua especificidade, currículo a ser trabalhado e a formação de professores; o segundo momento trata da apresentação dos artigos dos periódicos da Educação Física na Educação Infantil; o terceiro analisa a reflexão apontada pelo corpus documental.

A literatura pertinente mostra um contexto recente em termos de pesquisa, marcado por conflitos de todos os tipos: de identidade, currículo, fundamentação teórica, implementação, entre outros. A interpretação histórica sobre a Educação Infantil revela a criação das instituições infantis no País por influências principalmente européias, e sua destinação social passa por assistencialismo, guarda, compensação de carências culturais e afetivas, complemento para a escola primária, além de experiências que favorecessem o desenvolvimento natural das crianças, de acordo com vivências de outros países que, como afirma Rocha (1999, p. 46),

[...] evidencia uma preocupação com a criança e com uma delimitação etária que decorrerá no desenvolvimento de novos campos científicos tais como a Biologia e a Psicologia infantil, que vão ocupar-se basicamente de uma caracterização das etapas do desenvolvimento infantil.

Assim, não se pode ignorar, conforme declara o autor Debortoli et al. (2001-2002), que, do casamento entre Pedagogia e Psicologia herda-se a mania de selecionar, classificar e hierarquizar o desenvolvimento das crianças como se eslas constituíssem páginas em branco nas quais, pouco a pouco, fossem deixandas as marcas mais adequadas segundo o modelo evolutivo que se tem em mente, sempre operando com estágios, fases ou etapas construídas abstratamente, tendo-se a presunção do controle e da previsibilidade.

Pode-se observar que as recentes produções da Educação Infantil (ROCHA, 1999; KUHLMANN JÚNIOR, 2000, 2003; DEBORTOLI et al. 2001-2002; LANTER-LOBO, 2003; NASCIMENTO, 2003) têm enfatizado a necessidade de contemplar o educar-e-cuidar intrínseco em sua proposta e apontam o entrecruzamento de diferentes áreas — Educação, Psicologia, Antropologia, Sociologia, História, Saúde, Serviço Social, Educação Física, Lingüística, Arquitetura, Artes, Letras — pressupondo um trabalho de organização coletiva e integrada, no qual a criança é vista como um todo, em que a brincadeira, as interações e as diferentes linguagens são o eixo do trabalho pedagógico da Educação Infantil, sem a fragmentação de funções e áreas de conhecimento, longe do modelo escolarizado. Kuhlmann Júnior (2003) afirma que não é a criança que precisa dominar conteúdos disciplinares, mas as pessoas que a educam, partindo da especificidade do ser criança nas suas diversas formas de manifestação, viabilizando a constante reflexão da docência. Dessa forma,

 [...] uma instituição pode ser educacional e adotar práticas e cuidados que ocorrem no interior da família, sem precisar escorar-se em uma divisão disciplinar que compartimenta a criança. A instituição pode ser escolar e compreender que para uma criança pequena, a vida é algo que se experimenta por inteiro, sem divisões hierarquizadas. Que para ela, a ampliação do seu universo cultural e o conhecimento do mundo, ocorre na constituição de sua identidade e autonomia, no interior do seu desenvolvimento pessoal, diferentemente da segmentação proposta (KUHLMANN JÚNIOR, 2003, p. 65).

Além disso, é possível visualizar, conforme esclarece Nascimento (2003), que a nova LDB n° 9.394/96, que determina a Constituição de 1988, estabelece que a Educação Infantil é um direito da criança de zero a seis anos e um dever do Estado, que deve oferecer, gratuitamente, atendimento em creches e pré-escolas, independentemente da condição social da criança; mas não é obrigatória, sendo prioridade legal e institucional o ensino fundamental. Agora as crianças pequenas são contempladas como cidadãs de direitos na Constituição, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na LDB, no Plano Nacional de Educação e ainda nos polêmicos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil (RCNEI). Entretanto, em nenhum dos referidos documentos, a questão da formação do profissional para o trabalho com a Educação Infantil é destacada, assim como as condições e formas de implementação para efetivá-la.

Diante disso, um desafio para este novo milênio é: lutar pela obrigatoriedade da matrícula da criança de zero a seis anos, garantir o papel do professor pela profissionalização e valorização nas instituições de Ensino Infantil, que exigem a função de cuidar e educar, mesmo sabendo que os mecanismos atuais de formação, especialização e atualização não contemplam esse duplo trabalho (LANTER-LOBGO, 2003).

Ao pesquisar essa temática no corpus de análise deste estudo, averigua-se que, dos trinta e seis periódicos pesquisados, foram encontrados vinte quatro artigos referentes a esse tema, constituindo-se um corpus documental de 168 artigos que, após sofrer delimitação, circunscreveu- se a dezesseis artigos localizados em cinco periódicos de Educação Física (Revista Paulista de Educação Física, Motrivivência, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, Esporte e Educação).

Conforme recomendam Catani e Souza (2001) ao sistematizarem a produção do conhecimento sobre a Imprensa Periódica Educacional Paulista (1890 - 1996), pode-se sublinhar a possibilidade de se desenvolver o trabalho com e a partir da imprensa periódica, indicando duas diretrizes: uma delas é o estudo interno do próprio periódico, denominado de estudos dos periódicos como objeto; a outra é o estudo do periódico como núcleos informativos ou como fonte. Neste trabalho, será utilizada como eixo central, a segundo diretriz norteada por Catani e Souza (1999), já que, de modo geral, os periódicos serão usados como fonte de estudo.

Com base na análise do debate presente nesses artigos, apreende-se uma discussão ainda incipiente, mas verifica-se que é crescente a preocupação com a pesquisa na área, refletindo a própria situação da Educação Infantil, que é “ [...] relativamente desprestigiada dentro de todas as áreas de pesquisa em educação, é uma área em que existe apenas um acervo pequeno de trabalhos, sem uma tradição maior” (CAMPOS, 1998, apud ROCHA,1999, p. 85). Muitas questões comuns levantadas entre os artigos incidiram-se para discussão indicando que, no atual estágio de conhecimento da área, as questões em aberto são mais básicas, dirigindo-se atenção em discutir a pertinência ou não e o papel da Educação Física como área de conhecimento no trabalho com Educação Infantil, entendendo ser o movimentar-se humano a grande contribuição da Educação Física, uma das várias formas de linguagem, manifestação e expressão da criança.

Infere-se nesta análise ainda que a formação de professores de Educação Física deve estar atenta às produções da Pedagogia da Educação Infantil, iniciando um processo de formulação/reformulação das práticas pedagógicas e da reflexão/sistematização/produção desses processos, além de promover políticas públicas que viabilizem a formação inicial e continuada de todos os profissionais envolvidos, em busca de uma atuação coerente que respeite o mundo infantil, entendendo que:

[...] onde não há uma visão de educação básica universal, de educação como direito humano, formação, não haverá possibilidade de afirmar uma cultura profissional específica. Aí está o cerne de nosso prestígio ou desprestígio social e profissional, na visão estreita ou alargada de ensino ou de educação que afirmemos (DEBORTOLI et al, 2001-2002, p.97).

Além disso, a análise dos artigos da área sugere a necessidade de estudos na Educação Física que auxiliem a construção de uma concepção Educação Infantil, que valorize e sistematize o seu movimento corporal no processo de apropriação da cultura e na construção do seu pensamento.

Finalmente, é válido corroborar que é imprescindível ampliar com outras análises o mapeamento desta discussão, bem como em outras fontes, além de ainda se focalizar a discussão acerca dessa temática no/com o cotidiano escolar, avaliando a construção de saberes produzidos por professores e alunos nesse contexto.

 

REFERÊNCIAS

CATANI, D. B.; SOUSA, C. P. de: Catálogo de imprensa periódica educacional paulista (1890­1999): um instrumento de pesquisa. In: CATANI, Denise Bárbara; SOUSA, Cyntia Pereira de: Imprensa periódica educacional paulista (1890-1999). São Paulo: Plêiade, 1999.

DEBORTOLI, J. A. et al. Infância e conhecimento escolar: princípios para a construção de uma Educação Física “para” e “com” as crianças. Revista Pensar a Prática, Goiânia: Ed. UFG, v. 5, p. 92-105, jul./jun. 2001 - 2002.

FERREIRA NETO, A. et al. Catálogo de periódicos de educação física e esporte (1930-2000).

Vitória: Proteoria, 2002.

KUHLMANN JÚNIOR, M. Educação infantil e currículo. In: FARIA, A. L. G.; PALHARES, M. S. (Org.). Educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. Florianópolis: Editora da UFSC, 2003, p. 51-66.

NASCIMENTO, M. E. P. Os profissionais da Educação Infantil e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. In: FARIA, A. L. G.; PALHARES, M. S. (Org.). Educação Infantil pós- LDB: rumos e desafios. Florianópolis: Editora da UFSC, 2003, p. 101-120.

ROCHA, E. A. C. A pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia.1999. Tese (Doutorado em Educação) -Campinas, 1999. Disponível em: http://www.ced.ufsc.br/~nee. Acesso em 15 set. 2003.

SILVA, E F. A Educação infantil como campo de conhecimento e suas possíveis interfaces com a Educação Física. Revista Pensar a Prática, Goiânia: Ed. UFG, v. 5, p. 39-57, jul./jun. 2001 - 2002.

 

 

Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA), http://www.proteoria.org
  Ver este arquivo em formato PDF Impimir arquivo

Navegue pelos artigos
Prévia do artigo SANTOS, Wagner; GUIMARÃES JÚNIOR, Jabes. A supressão da educação física nos centros municipais de educação infantil da prefeitura de Vitória. In: II Congresso de Educação Física e Ciências do Esporte do Espírito Santo, 2004, Vitória. II Congresso de Educação Física e Ciências do Esporte do Espírito Santo. Vitória : Secreteria do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte, 2004. LOCATELLI, Andrea Brandão. ; VENTURIM, Silvana ; SANTOS, Wagner dos ; FERREIRA NETO, Amarílio . Pesquisa com o cotidiano da Educação Física. In: II Congresso de Educação Física e Ciências do Esporte do Espírito Santo, 2004, Vitória. II Congresso de Educação Físca e Ciências do Esporte, 2004. Próximo artigo
avaliação 2.44/5
avaliação: 2.4/5 (177 votos)

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

CONTRIBUIÇÕES

NOVOS ARTIGOS

ELLER, Marcelo Laquini. A olimpíada escolar e a escolarização da educação física no Espírito Santo: 1946-1954 In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Marcelo Laquini Eller
WILL, Thiago ferraz; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Arquivos da Escola de Educação Física do Espírito Santo: o Ensino da História da Educação Física entre as Décadas de 1930 e 1960 In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Thiago Ferraz Will
BRUSCHI, Marcela; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Professoras e autoras: circulação, apropriação e produção de saberes sobre a educação física no Espírito Santo (1931-1936) In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Marcela Bruschi
WILL, Thiago Ferraz; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha; RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; POLEZE, Grasiela Martins Lopes. o ensino da história da educação física: uma análise dos anais dos congressos de educação física, esporte e lazer. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
Thiago Ferraz Will
ELLER, Marcelo Laquini; SCHNEIDER, Omar; SANTOS, Wagner dos. Revista Brasileira de Educação Física e Desportos: Impresso pedagógico e prescrições esportivas para a educação física (1968-1984). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha; POLEZE, Grasiela Martins Lopes; WILL, Thiago Ferraz. Colégio Estadual do Espírito Santo: relatos da educação física e do esporte em seu arquivo institucional (1943-1957)In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Colégio Estadual do Espírito Santo: práticas de ensino de educação física e do esporte em seu arquivo institucional (1943-1957) In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
BRUSCHI, Marcela ; SCHNEIDER, Omar ; SANTOS, Wagner dos; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Presença feminina na escolarização da educação física no Espírito Santo (1931-1937). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
Marcela Bruschi
SCHNEIDER, Omar; Bruschi, Marcela. A Revista de Educação e a escolarização da educação física no Espírito Santo: autores, atores e editores (1934-1937) In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Circuitos e fronteiras da história da educação no Brasil. 2013. 1 CD-ROM ISSN:2236-1855
Marcela Bruschi
SCHNEIDER, Omar; BRUSCHI, Marcela; SANTOS, Wagner dos; FERREIRA NETO, Amarílio. A Revista de Educação no governo João Punaro Bley e a escolarização da Educação Física no Espírito Santo (1934-1937). Revista brasileira de história da educação, Campinas, v. 13, n. 1 (31), p. 43-68, jan/abr 2013
Marcela Bruschi