FERREIRA NETO, Amarílio. Publicações periódicas científicas em educação física e esporte de instituições universitárias, 2004.
Publicações Periódicas Científicas em Educação Física e Esporte de Instituições Universitárias[3]
Amarílio Ferreira Neto - Espírito Santo
Introdução: O periodismo científico é do século XVII. Emerge na Inglaterra, França, Itália, Escócia, Alemanha, inicialmente com ênfase nas letras, artes, política e, por fim, na ciência. Por volta dos 1660, surge na Académie des Sciences de Paris o Journal des Sçavans e na Royal Society de Londres o Philosophical Transactions. A partir desse momento, o relatório de pesquisa impresso adquire autoridade científica de publicação. No Brasil, o periodismo científico possui seus pilares, especialmente, no século XIX, assentado em sociedades de cultura e ciência, grêmios escolares, escolas superiores isoladas, cursos de bacharelado. As revistas científicas da Educação Física surgem no último quarto do século XX.
Imprensa Científica de Educação Física:[4] surge associada à pós-graduação stricto sensu e a criação de sociedades científicas a partir do final da década de 1970.
1984-2002. Revista Kinesis: editada pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria - RS. Publica artigos de temáticas diversas na área de Educação Física.
Ciclo de Vida: 1984-2002: aproximadamente 32 números. Quantidade de artigos: aproximadamente 480. Periodicidade: semestral. Formato: livro com pequena variação e diagramação em página inteira. Número de Páginas: entre 80 e 290 por exemplar. Âmbito de Circulação: nacional. Tiragem: não indicado. Publicidade e Espaço Publicitário: livros. Iconografia: inexistente. Indexadores: Sibradid, IASI. Conteúdo:[3]
aprendizagem e desenvolvimento motor; biomecânica; fisiologia do exercício; cineantropometria; Pedagogia e Educação Física.
1986- 2002: Revista Paulista de Educação Física: publicada pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Veicula artigos que abrangerão todos os assuntos ligados à Educação Física.
Ciclo de Vida: 1986-2002: 31 números. Quantidade de artigos: aproximadamente 560. Periodicidade: semestral. Formato: A4 e diagramação em dupla coluna. Número de páginas: de 60 a 160 páginas por exemplar. Âmbito de Circulação: nacional. Tiragem: 1.000 exemplares. Publicidade e Espaço Publicitário: inexistente. Iconografia: inexistente. Indexadores: Lilacs; Sports Documentation Monthly Bulletin (University of Birmingham); IASI. Conteúdo: aprendizagem e desenvolvimento motor; biomecânica, biodinâmica do movimento humano; pedagogia do movimento.
1987- 2003: Revista Brasileira de Ciência & Movimento: editada pelo Centro de Estudos e Laboratório de Atividade Física e Saúde de São Caetano do Sul (CELAFISCS) e Universidade Católica de Brasília. Especializada na publicação de artigos sobre atividade física e saúde.
1988- 2003: Motrivivência: chancelada pela Universidade Federal de Sergipe/Universidade Federal de Santa Catarina. Nasce como periódico científico preocupado com a disseminação da pesquisa em todos os níveis de ensino.
Ciclo de Vida: 1988-2003: 17 números. Quantidade de artigos: 350. Periodicidade: variável com ênfase na semestralidade. Formato: livro com diagramação em dupla coluna. Número de Páginas: de 90 a 370 por exemplar. Âmbito de Circulação: nacional. Tiragem: estimada entre 1.000 e 2.000 exemplares. Publicidade e Espaço Publicitário: livros e revistas. Iconografia: uso freqüente de ilustração de imagens, charges em preto e branco. Indexadores: Sibradid. Conteúdo: currículo; o esporte e suas diversas concepções; o corpo; a Educação Física escolar e o compromisso com a escola pública; pesquisa; Educação Física: teoria e prática; o jogo e o brinquedo; Educação Física: globalização e profissionalização; políticas públicas; teoria e metodologia na Educação Física; movimentos sociais; corpo e sociedade; comunicação e mídia.
1989- 2002: Revista de Educação Física/UEM: editada pelo Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Revista dedicada à veiculação de “resultados de pesquisas teóricas, históricas, experimentais, aplicadas e tecnológicas”.
1990- 1997?: Synopsis: chancela do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Publica temas sobre Educação Física, esporte, lazer e saúde.
1993-2002: Revista Mineira de Educação Física: chancelada pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. Divulga pesquisas de conteúdo geral sobre Educação Física.
1993- 2003: Motus Corporis: chancelada pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Gama Filho. Publica artigos predominantemente na interface Educação Física, esporte, lazer, Pedagogia e Ciências Sociais.
Ciclo de Vida: 1993-2003: 18 números. Quantidade de artigos: aproximadamente 300. Periodicidade: semestral. Formato: livro com diagramação em página inteira. Número de Páginas: de 53 a 240 páginas por exemplar. Âmbito de Circulação: nacional. Tiragem: estimada em 500 a 1.000 exemplares. Publicidade e Espaço Publicitário: inexistente. Iconografia: ausente. Indexadores: Sibradid. Conteúdo: Educação Física, esporte, lazer, ginástica e corpo vistos pela Sociologia/Antrpologia, Pedagogia, História, Fisiologia e Filosofia.
1993- 2003: Discorpo: chancelada pelo Departamento de Educação Física e Esportes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publica temas sobre motricidade humana; movimento humano; Educação Física/esportes; atividade física e saúde.
1994- 2003: Movimento: chancelada pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publica predominantemente artigos tendo a Educação Física/Esporte como objeto visto pela Pedagogia e Ciências Sociais.
Ciclo de Vida: 1994-2003: 20 números. Quantidade de artigos: aproximadamente 200. Periodicidade: semestral. Formato: entre 1994 e 2002 possuiu o tamanho A4 e diagramação em dupla coluna. A partir de 2003, assume o formato livro com diagramação em página inteira. Número de Páginas: entre 50 e 100 páginas por exemplar até 2002. Âmbito de Circulação: nacional. Tiragem: 500 exemplares. Publicidade e Espaço Publicitário: novas publicações. Iconografia: uso exclusivo nos artigos científicos. Indexadores: Sibradid e Latin American Periodicals Tables of Contents - LAPTOC. Conteúdo: Educação Física, esporte, jogo, dança nos diferentes níveis de escolarização; esporte na escola e de rendimento; formação profissional inicial e continuada; gênero; História Institucional da Educação Física, do Esporte e do Lazer; Psicologia do Esporte; metodologia da pesquisa; publicações científicas; Ciência, Educação Física e esporte; Biologia do exercício.
1995- 2003: Motriz: editada pelo Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista - Rio Claro/SP. Dedicada à divulgação de artigos “sobre motricidade humana, seja no campo da tecnologia, da ciência ou da filosofia”.
1996- ?: Treinamento Desportivo: chancelada pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Publica artigos sobre treinamento desportivo.
1996-2001?: Corporis: chancela da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco. Publica sobre a área de Educação Física.
1996- ?: Perspectivas em Educação Física Escolar: chancelada pelo Departamento de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Fluminense. Especializada em Educação Física na escola.
1997- 2003: Corpoconsciência: chancelada pela Faculdade de Educação física de Santo André em São Paulo. Publica sobre a área de movimento humano.
1997- 2003?: Perfil: chancelada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Veicula artigos sobre temáticas relacionadas com a área de Ciência do movimento humano.
1998- 2002: Licere: chancelada pelo Centro de Estudos do Lazer e Recreação da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais. Apresenta as seguintes seções: “Múltiplos Olhares; Artigos; Vivências Cotidianas; Entre-Vistas e Tome Ciência!”.
1998- 2002: Conexões: Educação, Esporte, Lazer: chancelada pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Discute a problemática do esporte, do lazer e da Educação Física do ponto de vista teórico dos historiadores/cientistas sociais.
1999- 2003: Ciência em Movimento: recebe chancela da Faculdade de Ciências da Saúde do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista. Publica sobre as áreas de Educação Física, Fonoaudiologia, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
1999- 2003: Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano:
chancelada pelo Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina. Publica artigos sobre antropometria, aptidão física, esportes, medicina do esporte e saúde.
2000- 2003: Cinergis: chancelada pelo Departamento de Educação Física e Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul. Publica artigos sobre a área de Educação Física.
2000-2003: Revista Paranaense de Educação Física: chancelada pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná. Publica sobre Educação Física e esportes.
Situação Atual: O periodismo científico da Educação Física e Esportes vive uma expansão sem precedentes; nascimento e morte de revista caminham juntos. Uma crise de autoridade científica está presente, gerada por novas exigências de qualidade e produção, segundo indicadores acadêmicos reconhecidos nacional e internacionalmente. A face visível dessa problemática pode ser observada pela dificuldade expressa na ausência de infra-estrutura adequada para edição e impressão, deficiência de canais de distribuição, tiragem reduzida (entre 500 e 1.000 exemplares), financiamento. Essas dificuldades estão associadas a questões específicas de maturidade da comunidade científica.
Fontes
FERREIRA NETO, Amarílio et al. Catálogo de periódicos de educação física e esporte
(1930-2000). Vitória: PROTEORIA, 2002.
MARTINS, Ana Luiza. Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de República, São Paulo (1890-1922). São Paulo: Fapesp : Imprensa Oficial do Estado, 2001.
AVALIAÇÃO de Periódicos. Disponível em: <www.proteoria.net>. Acesso em: 16 jun. 2003.
PERIÓDICOS Técnico-Científicos Nacionais da Área de Educação Física, Esporte, Lazer, Recreação e afins, indexados na Base de Dados SIBRADID. 2003. Disponível em: <www.sibradid.eef.ufmg.br/perio.html>. Acesso em: 11 jun. 2003.
REFELNET - Revistas On Line. Revistas em língua portuguesa. 2003. Disponível em: <www.efmuzambinho.org.br/refelnet/refelnet.asp#115>. Acesso em: 11 jun. 2003.
Tipologia de periódico, período de circulação, local e chancela
Tipos de Periódicos | Período | Local | Chancela | |
Imprensa Científica de Educação Física e Esporte | Revista Kinesis | 1984-2002 | Santa Maria - RS | UFSM |
Revista Paulista de Educação Física | 1986-2002 | São Paulo | USP | |
Revista Brasileira de Ciência e Movimento | 1987-2003 | São Caetano do Sul - SP; Brasília | CELAFISCS/ UCB | |
Motrivivência | 1988-2003 | São Cristovão - SE/ Florionópolis - SC | UFS/UFSC | |
Revista de Educação Física/UEM | 1989-2002 | Maringá - PR | UEM | |
Synopsis | 1990 1997? | Curitiba - PR | UFPR | |
Revista Mineira de Educação Física | 1993-2002 | Viçosa - MG | UFV | |
Motus Corporis | 1993-2003 | Rio de Janeiro | UGF | |
Discorpo | 1993-2003 | São Paulo | PUC-SP | |
Movimento | 1994-2003 | Porto Alegre - RS | UFRGS | |
Motriz | 1995-2003 | Rio Claro - SP | UNESP-RC | |
Treinamento Desportivo | 1996-? | Curitiba - PR | UFPR | |
Corporis | 1996 2001? | Recife - PE | UPE | |
Perspectivas em Educação Física Escolar | 1996-? | Niterói - RJ | UFF | |
Corpoconsciência | 1997-2003 | Santo André - SP | FEFISA | |
Perfil | 1997-2002 | Porto Alegre | UFRGS | |
Licere | 1998-2002 | Belo Horizonte | UFMG | |
Conexões: Educação, Esporte, Lazer | 1998-2002 | Campinas - SP | UNICAMP | |
Ciência em Movimento | 1999-2003 | Porto Alegre - RS | FCS/IPA | |
Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano | 1999-2003 | Florionópolis - SC | UFSC | |
Cinergis | 2000-2003 | Santa Cruz do Sul - RS | USCS | |
Revista Paranaense de Educação Física | 2000-2003 | Curitiba - PR | UFPR |
| |
Publicações Periódicas Científicas em Educação Física e Esporte de Instituições Universitárias |
|
| |||||||||||||
| |||||||||||||
| |||||||||||||
1
Os periódicos e idéias apresentados são apenas indícios do panorama da problemática das revistas científicas da área de Educação Física e Esportes, que só recentemente vêm sendo alvo de atenção dos pesquisadores.
As revistas Kinesis, Paulista de Educação Física, Motrivivência e Movimento receberam um breve detalhamento como indicador do que pode ser feito para conhecer a materialidade de cada impresso.
O item conteúdo oferece indicadores ilustrativos da riqueza do nosso periodismo. Ora observamos as temáticas, ora assuntos, dependendo da revista.