MAIA, Ediane de Melo; BERMOND, Magda Terezinha; FERREIRA NETO, Amarílio. Revista de Educação Física: uma análise científico-pedagógica da seção unidade de doutrina (1932-2002). In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 55., 2003, Recife. Anais... Recife: SBPC, 2003. 1 CD-ROM.
REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE CIENTÍFICO-PEDAGÓGICA DA SEÇÃO
UNIDADE DE DOUTRINA (1932-2002)
Ediane de Melo Maia
Acadêmica de Educação Física na UFES - e-mail: edianemaia@hotmail.com
Magda Terezinha Bermond Acadêmica de Educação Física na UFES
Amarílio Ferreira Neto Prof. Dr. do Departamento de Desportos da UFES - Orientador
Membros do PROTEORIA: Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física
INTRODUÇÃO: Este trabalho analisou a seção Unidade de Doutrina, no período de 1932 a 2002, tendo como objetivo, estabelecer os eixos científico-pedagógicos propostos pelo Exército como estratégia de disseminação da educação física na sociedade brasileira e, em particular, no âmbito escolar. Por meio deste estudo, pode-se visualizar como esses eixos se organizam e apresentam-se interligados e porque se constituem de grande importância para a prática educativa da Educação Física. As relevâncias desta pesquisa residem no fato de se conhecer, preservar e dar a conhecer a outros, igualmente sujeitos da comunidade científica, os eixos científico-pedagógicos propostos pelo Exército para a educação física a partir de 1932. Este trabalho oportunizou observar a influência do Exército na educação física da sociedade brasileira e como eram feitas suas propostas para o desenvolvimento das atividades; como elas se organizavam, dividiam-se e em que se fundamentavam, tanto para o meio militar quanto para o civil.
METODOLOGIA: Utilizou-se neste trabalho, a Revista de Educação Física como objeto de estudo e como focus documental para a discussão sobre o ciclo de vida e os eixos científico- pedagógicos, na seção Unidade de Doutrina. Foi utilizado um banco de dados da Revista de Educação Física, o qual possibilitou o cruzamento de informações relevantes ao estudo. Foram localizados doze textos da seção Unidade de Doutrina, os quais apresentam-se em períodos distintos, sendo que os seus primeiros artigos aparecem seqüencialmente da revista de n. 2 em junho de 1932 à revista de n. 7 em abril de 1933, apresentando a partir de então um período de supressão e só voltando a ser publicada na revista n. 40 em julho de 1938 permanecendo em intervalos irregulares até o n. 47 de dezembro de 1939. No decorrer da leitura dos textos referentes à seção Unidade de Doutrina, percebeu-se a necessidade da leitura de alguns textos não referentes a essa seção, mas que auxiliariam na condução da pesquisa; dessa forma, foi feita a leitura de outros textos, como editoriais e matérias da seção de Educação Física Infantil considerados importantes para a elucidação do tema proposto.
RESULTADOS: A Seção Unidade de Doutrina apresenta propostas para a prática da Educação Física fundamentadas no Regulamento Geral de Educação Física. Os eixos científico pedagógicos, que são específicos para a disciplina (matéria) Educação Física propostos pelo exército como forma de disseminar a Educação Física na sociedade brasileira são a continuidade da lição, ou seja, quando a lição não é interrompida por repouso algum; a alternância, sendo composta por exercícios que mobilizam as partes superior e inferior do corpo; a graduação em intensidade e dificuldade, onde as lições devem ser mais intensas, compostas de elementos de dificuldade crescente; a atração, quando os exercícios são variados e há introdução de jogos no decorrer da aula e, por fim, a disciplina, uma lição é considerada disciplinada quando os exercícios previstos são comandados sem hesitação e se desenrolam normalmente, com a intensidade e energia desejáveis. Estes eixos apresentam-se subordinados aos eixos doutrinários do Exército, que orientam toda a instituição, são eles: a hierarquia, a ordem e a disciplina. A educação militar considera fundamental o princípio da disciplina, que é a completa submissão aos preceitos regulamentares e a obediência, sem hesitação, ao oficialato. De acordo com a doutrina do Exército, a disciplina é um desdobramento das forças físicas, morais intelectuais e psicológicas. Sendo assim, as propostas pedagógicas aplicadas no Exército e sugeridas por ele tendem a favorecer a utilização da hierarquia, da ordem e da disciplina, que estão mutuamente relacionadas. No meio militar as aulas de Educação Física objetivam a preparação do soldado para a guerra. A Educação Física no âmbito escolar constitui uma oportunidade da educação, nela, por meio de exercícios apropriados e recreação, procura- se desenvolver as aptidões físicas, morais, mentais e sociais do aluno.
CONCLUSÕES: Os eixos científico-pedagógicos propostos pelo exército como forma de disseminar a Educação Física na sociedade brasileira são a continuidade, a alternância, a graduação, a atração e a disciplina, os quais encontram-se subordinados às grandes linhas doutrinárias existentes no Exército: a hierarquia, a ordem e a disciplina, que orientam toda ação institucional. Observou-se, ainda que esses eixos científico-pedagógicos estão presentes tanto na Educação Física aplicada no meio militar quanto na sociedade civil. Ao analisar as propostas pedagógicas do Exército, encontram-se indícios de que a base teórica dessas, pode ser encontrada no pragmatismo e no funcionalismo, visto nas obras de: Jean-Jacques Rousseau, Willian James, John Dewey e Edouard Claparède.
Agência Financiadora: PIBIC/CNPq/UFES
Trabalho de Iniciação Científica
Palavra-chave 01 : Educação Física Palavra-chave 02 : Periódicos Palavra-chave 03 : Exército