Site Loja Virtual Textos Buscar textos Projetos Links Imagens Livro de visitas Indique o site
| Entrar

PESQUISA

SITE SEGURO

Compre pelo PagSeguro

NOVOS LINKS

USUÁRIOS ONLINE

9 visitantes online (4 na seção: Artigos)

Usuários: 0
Visitantes: 9

mais...

VISITAS

Bem vindo
Visitante

Já existem:



Visitantes deste site
Artigos > Formação Profissional, Currículo e Práticas Pedagógicas em Educação e em Educação Física > MAXIMIANO, Francine; MACEDO, Lyvia Rostoldo; SANTOS, Wagner dos Santos. Avaliação na Educação Física escolar: um diálogo com professores e alunos das séries finais do ensino fundamental. In: Congresso Espírito-Santense de Educação Física, 2011, Vitória. Anais...Vitória: CONESEF, 2011. CD-ROOM.

MAXIMIANO, Francine; MACEDO, Lyvia Rostoldo; SANTOS, Wagner dos Santos. Avaliação na Educação Física escolar: um diálogo com professores e alunos das séries finais do ensino fundamental. In: Congresso Espírito-Santense de Educação Física, 2011, Vitória. Anais...Vitória: CONESEF, 2011. CD-ROOM.

Avaliação na Educação Física escolar: um diálogo com professores e alunos das séries finais do ensino fundamental

MAXIMIANO, Francine; MACEDO, Lyvia Rostoldo; SANTOS, Wagner dos Santos.

 

Resumo: Objetiva analisar as ações avaliativas realizadas nas aulas de Educação Física nas séries finais do ensino fundamental. Define como sujeitos professores de Educação Física e alunos pertencentes à rede municipal de Vitória-ES e Vila Velha e tem como instrumento de coleta de dados entrevista semi-estruturada e análise documental. A análise dos dados indica uma avaliação centralizada no processo de aprendizagem do aluno. Quanto à importância de avaliar, os professores têm opiniões distintas: medir, contemplar interesses, apontar problemas, avaliar o conteúdo e diagnosticar. A avaliação é feita de formas distintas, com instrumentos variados. Os alunos não participam da construção da avaliação.

 

Palavras-chave: Avaliação. Educação Física. Ensino-aprendizagem.

 

 

Introdução

 

            Ao tomar o processo de aprendizagem/desenvolvimento de forma prospectiva enfatizando a natureza coletiva, compartilhada, do processo de tessitura de conhecimentos, Esteban (1998) fortalece a necessidade de indagar a relação saber/não-saber estabelecida nas práticas escolares, possibilitando novos olhares para a dinâmica pedagógica da avaliação. O desafio está em romper as dicotomias erro/acerto, saber/não-saber, imprimindo uma outra grafia no processo de tessitura de conhecimento vislumbrando essas dicotomias como complementares, complexas e híbridas (HOFFMANN, 1999).

            Articulando a idéia do saber como elemento constitutivo do processo de desenvolvimento materializado na heterogeneidade de cada sujeito, pretendemos, nesta pesquisa, promover uma leitura das/nas práticas avaliativas. Estamos chamando atenção para a necessidade de pontuarmos a singularidade do componente curricular Educação Física no cotidiano da escola, que, se mostra diferente de outros componentes curriculares, sobretudo quando tratamos da avaliação.

 

Metodologia

 

            Toma como referencial metodológica a pesquisa exploratória. Quanto aos instrumentos de pesquisas utilizamos entrevista semi-estruturada do tipo reflexiva (Szymanski et al., 2002), ambas com quatro professores de Educação Física e oito alunos, de quatro escolas, duas da Rede Municipal de Vitória e duas da Rede Municipal de Vila Velha. A fim de manter o sigilo do nome e o princípio ético da pesquisa denominados os professores de P1, P2, P3 e P4, e os alunos de A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7, A8. A análise foi elaborada por meio do cruzamento das fontes (SARMENTO, 2003).

             

Resultados e Discussões

 

A partir das entrevistas semi-estruturadas analisamos individualmente as narrativas dos professores e alunos. Observamos nas narrativas de dois professores, uma centralização do discurso sobre a avaliação do processo de aprendizagem do aluno, ou seja, muito embora mencionam a questão do ensino os argumentos ficam centralizados na aprendizagem. Outro professor destaca a necessidade da avaliação oferecer elementos para se pensar a prática de ensino.

Os professores têm opiniões distintas quanto ao objetivo da avaliação: medir, contemplar interesses, apontar problemas, avaliar o conteúdo e diagnosticar. De acordo com Vianna (2000), prevalece ainda hoje a confusão entre mensuração e avaliação, no qual, medir a quantificação de algo significa avaliar. A idéia de avaliar não é só de medir mudanças comportamentais, mas também o aprendizagem, ou melhor, sua função principal é projetar juízo de valor e tomada de decisão (SANTOS, 2005). Nesse caso, avaliação não pode ser confundida com nota, e muito menos permitir que se continue usando o termo nota como sinônimo de avaliação (RABELO, 1998).

Sobre a avaliação do tipo diagnóstica é preciso ressaltar que ela é realizada no início do processo e serve para apontar problemas, indicar ações a serem efetuadas durante um percurso. É um momento de situar aptidões, individuais e coletivas, interesses dos alunos, ou seja, efetuar um pré-requisito. Momento de detectar alguma dificuldade dos alunos para que o professor possa ajudar e melhor conceber as estratégias de ação para solucionar.

A avaliação dos professores P2, P3 e P4 é feita a partir dos valores atitudinais (DARIDO, 2005), já que procura centralizar sua ação no interesse, motivação, respeito, postura, dedicação, e participação dos alunos.A avaliação na dimensão conceitual está presente na fala do professor P2, realizado por meio de trabalho teórico. Para Darido (2005), uma prática avaliativa adequada para a Educação Física é aquela que aborda as dimensões atitudinais, procedimentais e conceituais. Em sua visão, só assim que a avaliação contemplaria a formação integral do sujeito.

Os instrumentos apontados pelos professores P3 e P4 são variados: história em quadrinhos (P3), pesquisa e debate (P3), auto-avaliação (P3), prova (P3) e observação (P4). Para Santos (2005), o uso de diferentes instrumentos avaliativos devem ser usados com o intuito de fornecer registros variados para se pensar a prática pedagógico do professor. Desse modo, o papel da avaliação é

 

[...] fornecer indícios para a leitura das redes complexas das práticas pedagógicas [...]. A avaliação, possibilita,por meio das pistas e indícios produzidas pelos praticantes, evidenciar os processos emergentes, em construção, que podem anunciar novas possibilidades de aprendizagem e de desenvolvimento, assinalando trilhas não percebidas, que devem ser consideradas e exploradas dentro das singularidades plurais e dos processos complexos das práticas pedagógicas (SANTOS, 2008, p. 101).

 

Em, termos de instrumentos, os autores salientam que podem ser utilizados fichários cumulativos, auto-avaliação (DARIDO, 2005), elaboração de diários ou de registros anedóticos, listas de auto-checagem tanto dos alunos quanto os professores (SILVA, 2005), fichas, escalas de avaliação, gráfico de participação, prova escrita, desenho e questionários (SANTOS 2005). Todos esses instrumentos são utilizados para contemplar os conteúdos das aulas de Educação Física, auxiliando no processo de avaliação.

“Quando avaliar” é entendido na fala dos professores P2 e P4 como contínuo, feita ao longo das aulas e diariamente. A avaliação, no sentido contínuo, é visto como ponto de partida e não como o fim. Deixando de ter caráter classificatório para ter um caráter diagnóstico, por meio do qual o professor irá desempenhar o papel de acompanhar e compreender os avanços e dificuldades dos alunos (COMIS, 2007). Essa perspectiva avaliativa tem sua origem no Brasil a partir dos estudos de Luckesi (1992). Muito embora P1 e P2 não tenham respondido essa questão quando analisamos as narrativas, em todas as perguntas observamos que eles têm o entendimento de que a avaliação deve acontecer de forma contínua, para que possa acompanhar os avanços e dificuldades dos alunos.

Nas narrativas dos professores os alunos não estão presentes, ao contrário do que dizem os alunos.  A participação dos alunos no processo de definição dos critérios de avaliação é importante no ponto de vista de Darido (2005), contribuindo para decisões conjuntas, cada qual assumindo sua responsabilidade no processo de ensino aprendizagem. Os professores têm o papel fundamental, que nesse caso seria de informar a cada aluno o nível de aprendizagem, as necessidades, as mudanças e os resultados que foram alcançadas, e os alunos, se constituírem como sujeitos efetivos desse processo. Santos (2008, p. 102) a partir da ideia da avaliação indiciária destaca que

 

[...] a avaliação precisa se constituir como processo de investigação do contexto cotidiano, já que circunscreve, na prática pedagógica, uma ação concreta que fomenta a ação individual e coletiva e faz do sujeito escolar um pesquisador de seu contexto, do processo de ensino/aprendizagem, de sua atuação profissional e de seu próprio processo de tessitura de conhecimento.

 

A exclusão dos alunos do processo avaliativo, como aponta o professor P2, está contribuindo para uma prática unilateral, cujo foco está no educador. A própria centralidade das falas dos diferentes professores participantes da pesquisa nos processos de aprendizagem em detrimento do ensino demonstram essa visão.

Por fim, os esforços coletivos desenvolvidos com o cotidiano escolar têm revelado a necessidade de realizarmos pesquisas na Educação Física que analisem as práticas avaliativas a partir do seu lugar de produção, compreendendo os sujeitos como atores e autores de suas ações, ou como define Certeau (1996) praticantes. Com base nesse contexto, salientamos a necessidade de novas pesquisas com o intuito de sinalizar possibilidades concretas para se pensar a Educação Física no contexto escolar, bem como suas práticas avaliativas.

 

Referências

 

ESTEBAN, Maria Tereza. Alfabetização sob diferentes pontos de vista – avaliação: reconstruindo práticas e redefinindo saberes. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 9., 1998, Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ENDIPE, 1998.

 

CHUEIRI, Mary Stela Ferreira. Concepções sobre a avaliação escolar: Estudos em Avaliação Educacional, v. v. 19, p. 49-64, 2008.  Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/public ... rquivos/1418/1418.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2011.

 

COMIS, D. S. A função social da escola e da avaliação da aprendizagem. Dialogia (UNINOVE), v. 5, p. 135-144, 2007. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/ ... icle/viewFile/895/768>. Acesso em: 25 mai. 2011.

 

CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce. Uma ciência prática do singular. In: ______ ; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: 2. morar, cozinhar. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. p. 335-342.

 

DARIDO, S. C. ; RANGEL, I. C. A. . Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 293 p.

 

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 27. ed. Porto Alegre: Mediação, 1999.

 

RABELO, E. H. . Avaliação: novos tempos, novas práticas. 5. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998. v. 01. 144 p.

 

SANTOS, Wagner. Currículo e avaliação na Educação Física: do mergulho à intervenção. Vitória, Proteoria, 2005.

 

_______. Currículo e avaliação na educação física: práticas e saberes. In: SCHNEIDER, O. et al. (Org.). Educação física esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristovão: Editora da UFS, 2008. v. 2, p. 87-106.

 

SARMENTO, Manuel Jacinto. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira (Org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 137-179.

           

SILVA, J. F. (Org.) ; HOFFMANN, J. (Org.) ; ESTEBAN, M. T. (Org.) . Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. 109 p.

 

SZYMANSKI, Heloísa et al. (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Plano, 2002.

 

VIANNA, H. M. . Avaliação Educacional : teoria, planejamento e modelos. 1ª. ed. São Paulo: IBRASA, 2000. v. 1

Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA), http://www.proteoria.org
  Ver este arquivo em formato PDF Impimir arquivo

Navegue pelos artigos
Prévia do artigo FALCÃO, Júlia Miranda; SANTOS, Wagner dos. A prática de pesquisar com o cotidiano escolar: o ensino de jogos e brincadeiras nas aulas de educação física. In: CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 3., 2010, Niterói. Anais... Niterói: Grupalfa, 2010. CD-ROM. MAXIMIANO, Francine de Lima; MACEDO, Lyvia Rostoldo; SANTOS, Wagner dos. Avaliação na Educação Física escolar: um diálogo com professores e alunos das séries finais do ensino fundamental. In: I SEMINÁRIO CURRÍCULOS, CULTURAS, COTIDIANOS E FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 2011 Vitória. Anais...Vitória:NUPEC 3, 2011. CD-ROOM. Próximo artigo
avaliação 2.71/5
avaliação: 2.7/5 (203 votos)

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

CONTRIBUIÇÕES

NOVOS ARTIGOS

ELLER, Marcelo Laquini. A olimpíada escolar e a escolarização da educação física no Espírito Santo: 1946-1954 In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Marcelo Laquini Eller
WILL, Thiago ferraz; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Arquivos da Escola de Educação Física do Espírito Santo: o Ensino da História da Educação Física entre as Décadas de 1930 e 1960 In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Thiago Ferraz Will
BRUSCHI, Marcela; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Professoras e autoras: circulação, apropriação e produção de saberes sobre a educação física no Espírito Santo (1931-1936) In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Marcela Bruschi
WILL, Thiago Ferraz; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha; RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; POLEZE, Grasiela Martins Lopes. o ensino da história da educação física: uma análise dos anais dos congressos de educação física, esporte e lazer. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
Thiago Ferraz Will
ELLER, Marcelo Laquini; SCHNEIDER, Omar; SANTOS, Wagner dos. Revista Brasileira de Educação Física e Desportos: Impresso pedagógico e prescrições esportivas para a educação física (1968-1984). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha; POLEZE, Grasiela Martins Lopes; WILL, Thiago Ferraz. Colégio Estadual do Espírito Santo: relatos da educação física e do esporte em seu arquivo institucional (1943-1957)In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Colégio Estadual do Espírito Santo: práticas de ensino de educação física e do esporte em seu arquivo institucional (1943-1957) In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
BRUSCHI, Marcela ; SCHNEIDER, Omar ; SANTOS, Wagner dos; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Presença feminina na escolarização da educação física no Espírito Santo (1931-1937). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
Marcela Bruschi
SCHNEIDER, Omar; Bruschi, Marcela. A Revista de Educação e a escolarização da educação física no Espírito Santo: autores, atores e editores (1934-1937) In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Circuitos e fronteiras da história da educação no Brasil. 2013. 1 CD-ROM ISSN:2236-1855
Marcela Bruschi
SCHNEIDER, Omar; BRUSCHI, Marcela; SANTOS, Wagner dos; FERREIRA NETO, Amarílio. A Revista de Educação no governo João Punaro Bley e a escolarização da Educação Física no Espírito Santo (1934-1937). Revista brasileira de história da educação, Campinas, v. 13, n. 1 (31), p. 43-68, jan/abr 2013
Marcela Bruschi