Home / Finalidades



 
Realizar pesquisas sobre problemas relevantes nas interseções entre os campos da História, da Educação e da  Educação Física.  
   
Produzir pesquisas que sejam capazes de reconstituir as situações-problema com as quais se defrontaram os atores sociais empenhados em constituir uma teoria para a Educação Física no século XX, seja como professores, escritores, editores, políticos, intelectuais (civis ou militares), os repertórios de modelos culturais a que tiveram acesso e os recursos  (individuais e sociais; intelectuais e materiais) com que puderam contar na apropriação e usos  que fizeram dos saberes em circulação.  
   
Desenvolver pesquisas que tornem possível compreender a constituição do campo da Educação Física em uma perspectiva que realce a materialidade das práticas culturais nas suas continuidades e descontinuidades em relação a produção, circulação, apropriação, usos e transformações que são operadas em objetos culturais produzidos socialmente.  
   
Intervir/compreender por meio de pesquisas que focalizem as práticas escolares, os temas relacionados com a formação de professores, as operações de apropriação e transformação em relação aos saberes compartilhados na instituição educacional e os processos avaliativos circunscritos no contexto cotidiano.  
   
Testar, confrontar e  desenvolver hipóteses e teorias explicativas sobre as condições que possibilitaram a constituição da Educação Física como disciplina escolar, na sua forma, discursos, conteúdos, práticas   e significados ao longo do século XX.  O que conferiu, historicamente,  status social à disciplina Educação Física e hoje procura significar seu lugar no campo educacional.  
   
Promover publicações que assegurem a difusão do conhecimento, buscando projetar outras práticas de intervenção no campo da Educação e da Educação Física que procurem analisar, compreender e significar o papel da Educação Física na instituição educacional
 
 
 

 
 

PROTEORIA

https://proteoria.org/modules/mastop_publish/?tac=Finalidades