Site Loja Virtual Textos Buscar textos Projetos Links Imagens Livro de visitas Indique o site
| Entrar

PESQUISA

SITE SEGURO

Compre pelo PagSeguro

NOVOS LINKS

USUÁRIOS ONLINE

13 visitantes online (5 na seção: Artigos)

Usuários: 0
Visitantes: 13

mais...

VISITAS

Bem vindo
Visitante

Já existem:



Visitantes deste site
Artigos > Comunicação e Produção Científica em Educação e em Educação Física > SANTOS, Wagner dos; FERREIRA NETO, Amarílio. Avaliação na educação física Escolar: análise de periódicos do século XX. In: SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA , 54., 2002, Goiânia. Anais... Goiânia: SBPC, 2002. 1 CD-ROM.

SANTOS, Wagner dos; FERREIRA NETO, Amarílio. Avaliação na educação física Escolar: análise de periódicos do século XX. In: SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA , 54., 2002, Goiânia. Anais... Goiânia: SBPC, 2002. 1 CD-ROM.


AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DE PERIÓDICOS DO SÉCULO XX[I]

 

Wagner dos Santos 1 

Amarílio Ferreira Neto 2 (Orientador)

1 -Centro de Educação Física e Desportos, UFES, Vitória/ES; 2 - Depto. de Desportos, CEFD, UFES, Vitória/ES

 

(INTRODUÇÃO) O estudo objetivou compreender o debate sobre o processo avaliativo em periódicos da área de Educação Física Escolar no século XX. Para tanto, fez-se necessário estudar a avaliação na Educação em geral a fim de entender como é absorvida pela Educação Física. Tal pesquisa é relevante por dois pontos de vista que são intrinsecamente correlacionados: o científico e o social. Cientificamente, o estudo procura sistematizar o debate em periódicos sobre o processo avaliativo da Educação Física Escolar, ocorrido no século XX, sendo essa via de interpretação pouco explorada na área. Socialmente, a pesquisa justifica-se por ampliar, sobre novas bases de estudo, a compreensão da temática avaliação na Educação Física Escolar, além de possibilitar indicações para a reflexão dos processos avaliativos na prática escolar.

(METODOLOGIA) Utilizamos técnicas de pesquisa bibliográfica cujo instrumento para coleta de dados foi a seleção e fichamentos dos textos. O perfil teórico-metodológico da pesquisa incorpora contribuições da Educação Física, da Pedagogia e da História. Buscando entender esse debate na Educação e na Educação Física, dividimos o trabalho em três momentos: o primeiro refere-se ao estudo da Avaliação Educacional, tendo como referencial teórico os seguintes autores: Luckesi (1984,1990), Libâneo (1992), Vasconcelos (1992, 1998), Gómez (1994), Hoffmann (1994, 1999), Sousa (1995), Melchior (1998), Sacristán (1998), Romão (1998), Veiga (1998), Nóvoa (1999), e Perrenoud (1999); o segundo momento trata da seleção dos artigos sobre avaliação na Educação Física Escolar, a partir do seu título, tendo como fonte o Catálogo de Periódicos de Educação Física e Esporte (1930-2000); o terceiro é a análise e reflexão do corpus documental. Usamos como base argumentativa para o segundo e terceiro momento da pesquisa as discussões conduzidas por Catani & Sousa (1999), sobre a Imprensa Periódica Educacional Paulista (1890 - 1996). Nesse sentido, os periódicos analisados servirão de focus documentais de análise como núcleos informativos para investigar a temática proposta. Dos 36 periódicos pesquisados, só foram encontrados artigos referentes à temática em 16 deles, constituindo-se um corpus documental de 57 artigos. Contudo, ao analisarmos esse corpus, o número reduziu-se para 48 artigos. Apesar de o estudo compreender o período de 1930-2000, o primeiro artigo encontrado data do ano de 1976.

(RESULTADOS) A avaliação na Educação, segundo os autores citados, revela uma prática avaliativa formativa e contínua, que se baseia em uma ação mediadora, objetivando dinamizar oportunidades para o aluno refletir sobre o mundo e para conduzi-lo à construção de seus conhecimentos, formulando e reformulando hipóteses, realizando o educador uma permanente sistematização de sua prática e de acompanhamento do educando, proporcionando-lhe a possibilidade de uma ação provocadora e reflexiva da realidade. A avaliação na Educação Física Escolar na década de 80 tem como marco o XIV Congresso Internacional AIESEP, realizado na Gama Filho, em 1981, tendo como tema geral Avaliação do ensino da Educação Física. Essa década é marcada por um grande número de artigos publicados por autores estrangeiros principalmente da Bélgica. Contudo, há trabalhos de autores brasileiros merecedores de profundo destaque. Entre eles, os de Josuá & Ferreira (1980), Josuá (1981), Tubino (1981), Miyagima (1989). Outro fator relevante nas nossas observações é a nítida influência das teorias críticas da Educação, principalmente no final da década de 80 e em toda a década de 90. Essa última década é marcada profundamente por críticas à avaliação denominada tradicional, centrada especificamente na Educação Física Escolar, em aspectos de domínio motor, habilidades esportivas, psicomotricidade e aptidão física. Nesse sentido, argumentam a necessidade de uma prática avaliativa qualitativa, formativa e contínua.

(CONCLUSÃO) O surgimento de produções sobre avaliação na Educação Física em periódicos, a partir do final dos anos de 1970, levou-nos a concluir que nas décadas anteriores não havia demandas da prática pedagógica cotidiana e da produção de conhecimentos da área que justificassem iniciativas de se dedicar atenção a essa temática, haja vista que, para esse componente curricular, as exigências para se obter aprovação eram a freqüência, a realização de exames biométricos e testes de aptidão física. O avanço nesse debate na década de 80 e 90 bem como sua aproximação com o realizado pelos autores da Educação caracteriza-se, principalmente pelo intercâmbio com professores europeus e americanos e pela veiculação de profissionais da Educação Física nos cursos de Pós-Graduação em Educação, muito em função da busca de novos referencias teóricos para responder à chamada crise de legitimidade da Educação Física. Contudo, dentro do corpus documental analisado, observamos que a maioria dos artigos tratam do debate avaliativo na Educação, sendo poucos os que o transpõe para a Educação Física, bem como a realização desses estudos na prática do cotidiano escolar.

Agência Financiadora: CNPQ

1 Texto apresentado na 54a Reunião Anual da SBPC - Goiânia, GO - Julho /2002.



 

 

Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA), http://www.proteoria.org
  Ver este arquivo em formato PDF Impimir arquivo

Navegue pelos artigos
Prévia do artigo NASCIMENTO, Ana Claudia Silverio; FERREIRA NETO, Amarílio. Análise das características formais de periódicos científicos da educação física: o caso da revista brasileira de ciências do esporte. In: SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA , 54., 2002, Goiânia. Anais...Goiânia: SBPC, 2002. 1 CD-ROM. SANTOS, Wagner ; LOCATELLI, Andrea Brandão; MAIA, Ediane de Melo . Revista de Educação Física: ciclo de vida (1932-2002). In: XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003, Caxambu. XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003. Próximo artigo
avaliação 2.56/5
avaliação: 2.6/5 (184 votos)

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

CONTRIBUIÇÕES

NOVOS ARTIGOS

ELLER, Marcelo Laquini. A olimpíada escolar e a escolarização da educação física no Espírito Santo: 1946-1954 In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Marcelo Laquini Eller
WILL, Thiago ferraz; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Arquivos da Escola de Educação Física do Espírito Santo: o Ensino da História da Educação Física entre as Décadas de 1930 e 1960 In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Thiago Ferraz Will
BRUSCHI, Marcela; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Professoras e autoras: circulação, apropriação e produção de saberes sobre a educação física no Espírito Santo (1931-1936) In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Marcela Bruschi
WILL, Thiago Ferraz; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha; RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; POLEZE, Grasiela Martins Lopes. o ensino da história da educação física: uma análise dos anais dos congressos de educação física, esporte e lazer. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
Thiago Ferraz Will
ELLER, Marcelo Laquini; SCHNEIDER, Omar; SANTOS, Wagner dos. Revista Brasileira de Educação Física e Desportos: Impresso pedagógico e prescrições esportivas para a educação física (1968-1984). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha; POLEZE, Grasiela Martins Lopes; WILL, Thiago Ferraz. Colégio Estadual do Espírito Santo: relatos da educação física e do esporte em seu arquivo institucional (1943-1957)In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Colégio Estadual do Espírito Santo: práticas de ensino de educação física e do esporte em seu arquivo institucional (1943-1957) In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
BRUSCHI, Marcela ; SCHNEIDER, Omar ; SANTOS, Wagner dos; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Presença feminina na escolarização da educação física no Espírito Santo (1931-1937). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
Marcela Bruschi
SCHNEIDER, Omar; Bruschi, Marcela. A Revista de Educação e a escolarização da educação física no Espírito Santo: autores, atores e editores (1934-1937) In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Circuitos e fronteiras da história da educação no Brasil. 2013. 1 CD-ROM ISSN:2236-1855
Marcela Bruschi
SCHNEIDER, Omar; BRUSCHI, Marcela; SANTOS, Wagner dos; FERREIRA NETO, Amarílio. A Revista de Educação no governo João Punaro Bley e a escolarização da Educação Física no Espírito Santo (1934-1937). Revista brasileira de história da educação, Campinas, v. 13, n. 1 (31), p. 43-68, jan/abr 2013
Marcela Bruschi