Site Loja Virtual Textos Buscar textos Projetos Links Imagens Livro de visitas Indique o site
| Entrar

PESQUISA

SITE SEGURO

Compre pelo PagSeguro

NOVOS LINKS

USUÁRIOS ONLINE

6 visitantes online (2 na seção: Artigos)

Usuários: 0
Visitantes: 6

mais...

VISITAS

Bem vindo
Visitante

Já existem:



Visitantes deste site
Artigos > Comunicação e Produção Científica em Educação e em Educação Física > FERREIRA NETO, Amarílio. Publicações periódicas de ensino, técnicas e magazine em educação física e esporte. In: Lamartine Pereira DaCosta. (Org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro, 2004, v. , p. 776-777.

FERREIRA NETO, Amarílio. Publicações periódicas de ensino, técnicas e magazine em educação física e esporte. In: Lamartine Pereira DaCosta. (Org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro, 2004, v. , p. 776-777.

 

 

 

Publicações Periódicas de Ensino, Técnicas e Magazine em Educação Física e Esporte[I]

 

Amarílio Ferreira Neto - Espírito Santo

 

Introdução: A revolução de Gutemberg acelerou avanços na tecnologia e ampliou a variedade e uso de impressos na disseminação da cutura, noticiário, letras, artes e ciência. Na área atualmente no Brasil denominada de Educação Física, tal processo evolui da imprensa de variedades para imprensa esportiva, para imprensa militar e de ensino, para imprensa de ensino da Educação Física, para imprensa técnica de ensino da Educação Física e Esportes, para imprensa científica de Educação Física e, finalmente, para magazine.

Imprensa de Variedades desenvolvida durante o Império. Viveu seu apogeu na virada do século XIX-XX. Veiculada em formato jornal e conteúdo generalizado sobre política, cultura, literatura, noticiário. Incluía matérias sobre práticas e eventos esportivos.

1899: A Illustração: publica “chronicas, folhetins, poesias, boatos, anecdotas, sport, modas, artes e retratos”.

1907: Bandeira Brasileira folha contendo crônicas, poemas e contos. Apresenta ainda duas seções: "Secção Sportiva e Theatral” e “Sports”. 

Imprensa Esportiva: surge na segunda metade do século XIX. Veiculada em formato jornal e conteúdo exclusivamente relacionado com clubes, práticas esportivas, ginástica, vestimentas, eventos esportivos (considerados eventos sociais de grande importância), humor. Consolida-se nas editorias de esportes da grande mídia impressa e televisiva.

1896: A Bicycleta: destinada à divulgação do ciclismo, trazendo pequenas biografias de ciclistas importantes, resultado de corridas e programação do “Velo Club”. Apresenta crônicas, anedotas e poemas que têm como temática principal a bicicleta e ciclistas. Há matérias sobre o ciclismo em outros países, sobre eventos, novos produtos e técnicas.

1903: Arte e Esporte: semanário esportivo de qualidade. Apresenta notas sobre remo, futebol, ciclismo e ginástica. Lista a programação de artes (teatro e música) e de esportes (jogos de ping-pong, regatas e tiro ao alvo).

1917: A Cigarra Esportiva cobre todos os esportes: “turf, football, rowing, natação, automobilismo, cyclismo, aviação, lawn-tennis, patinação, pelota, ping-pong e athletismo”. Acompanha as competições, divulga e comenta os resultados das equipes e dos atletas. Possui seção específica sobre “O Sport no Extrangeiro”.

Imprensa Militar e de Ensino: típica da virada do século XIX-XX. Assume formato de revista. Aborda por meio de artigos a organização, a administração, as instalações físicas, os materiais, as doutrinas e metodologias, recrutamento e formação de recursos humanos para as instituições militares e educacionais. Inclui artigos sobre higiene, exercícios físicos, métodos ginásticos, esportes, formação profissional e criação de cursos. 

1895: A Eschola Pública: contempla uma parte pedagógica com ênfase em metodologia das disciplinas. Além de gravuras, cantos escolares, literatura infantil, curiosidades científicas, crítica bibliográfica e noticiário.

1913: A Defesa Nacional revista chancelada pelo Estado Maior do Exército dedicada à discussão rigorosa de problemas nacionais e internacionais estratégicos sob a ótica militar, durante o século XX. É a referência para compreender a continuidade/descontinuidade do projeto editorial levado adiante pela Revista de Educação Física.

Imprensa de Ensino da Educação Física encontrada a partir da década de 1930 no formato revista, nos tamanhos livro e A4. Empenha-se na luta pela escolarização, formação profissional, definição de legislação específica, definição de métodos, conteúdos com ênfase nas diversas ginásticas e esportes. Constitui a base para a compreensão do periodismo da Educação Física do século XX.

1932-1960: Revista Educação Física chancelada pela Escola de Educação Física do Exército. Responsável pela produção e veiculação da doutrina sobre Educação Física aplicada no Exército. Simultaneamente, co-produz e veicula um projeto nacional para a área. A partir da década de 1960, volta-se, exclusivamente, para as pesquisas com ênfase na preparação física da tropa e de atletas de alto nível.

1932-1945: Revista Educação Physica: revista técnica de ensino de caráter privado e comercial editada pela Companhia Brasil Editora. Buscava divulgar os princípios científicos, a formação profissional, os esportes, os fins morais e sociais, colaborando com os governos e instituições particulares na implantação e consolidação da Educação Física no País.

1941-1958: Boletim de Educação Física: chancelado pela Divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Saúde. Veicula a política e ações governamentais na área.

1944-               1952:      Revista Brasileira de Educação Física: revista de ensino de caráter privado e comercial feita pela Editora A Noite. A coordenação editorial é de Inezil Penna Marinho. Há evidências de que esta é uma revista de síntese do pensamento brasileiro para a área, na primeira metade do século XX.

1945-               1966:      Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos: revista de ensino e pesquisa. Primeira do gênero associada à instituição de formação profissional de caráter civil.

1953-1979: Revista da APEF - São Paulo: publica textos voltados para a Educação Física e esporte nos diferentes níveis de ensino, bem como prima pela defesa e atuação qualificada dos profissionais da Educação Física.

1998-2003: Pensar a Prática: editada pela Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás. Periódico “científico-pedagógico” que busca [...] “refletir a ação educativa tendo, como marco referencial, a própria prática pedagógica e social”.

Imprensa Técnica de Ensino da Educação Física e Esportes: desenvolve-se dentro da imprensa de ensino da Educação Física. Sua marca registrada é a presença de artigos ou seções sobre instalações, materiais, detalhamento técnico dos esportes e noticiário sobre organizações esportivas. Atualmente, caracteriza-se por ser revista especializada em uma só modalidade ou várias modalidades. Todavia, o conteúdo gira somente em torno de processos, produtos, técnicas, metodologias de ensino e busca de performance no esporte.

1926: Automobilismo: seus artigos tratam de carros, autopeças, tecnologia, competições, raides, feiras, estradas, estabelecimentos industriais e comerciais do ramo.

1932-2002: Revista Educação Física: desde seu surgimento, mantém publicação de artigos e inclusive seções dedicadas à divulgação técnica das práticas esportivas, exercícios físicos em geral e do "método nacional”.

1932-1945: Revista Educação Physica a maior parte do seu ciclo de vida se assume como revista técnica de esporte e saúde.

1968-                1984:     Revista Brasileira de Educação Física e Desportos: recebe chancela da Divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Cultura. Ressurge como boletim técnico informativo e é a continuidade do Boletim de Educação Física.

1969-                 1977:    Esporte e Educação: chancelada pela Associação de Professores de Educação Física de São Paulo. Periódico de caráter técnico e informativo que aborda atualidades, técnica, notícias, turismo, planejamento, cultura, educação, administração do ensino.

1976-1999?: Revista Artus: editada pela Universidade Gama Filho. É criada como periódico técnico e científico. Termina seu ciclo de vida como revista científica. Veiculava artigos técnicos sobre esportes e científicos em temáticas variadas.

 

1980-1986: Comunidade Esportiva: é uma revista bimestral publicada com a finalidade de divulgar informações técnicas sobre as versões não formais e informais da Educação Física e Esportes. Editada pela central de Difusão da Rede Esporte para Todos com apoio da Associação Brasileira de Recreação, a partir de suas sedes no Rio de Janeiro. Destina-se, também, a apoiar o movimento Esporte para Todos (EPT), tanto na tradição brasileira como nas diferentes interpretações internacionais.

Imprensa de Magazine: desenvolve-se dentro das demais formas de imprensa com maior ou menor ênfase. Por exemplo, está mais presente na imprensa de variedades e menos na imprensa de ensino e científica, uma vez que todo o Magazine tende a ser comercial. O produto principal não é a informação dos artigos, mas as mercadorias anunciadas (equipamentos, medicamentos, eventos acadêmicos, livros, cursos de pós- graduação lato sensu, etc.).

1982-2003: Sprint Magazine: mantida pela Editora Sprint. Inicialmente, reivindica ser de caráter técnico, todavia se consolida como magazine que veicula artigos de divulgação sobre temáticas variadas com predominância para atividade física e saúde, fitness, ginástica e esporte.

Situação Atual: A imprensa esportiva desembocou nas editorias de esporte da grande mídia impressa, da televisão e da Internet. A imprensa de ensino “morreu”, porque seus objetivos foram cumpridos; é preciso encontrar o seu lugar no século XXI. Se a Educação Física obteve seu espaço legal com a contribuição dos impressos de ensino e técnico, sua legitimidade, no século XXI, requer impressos de ensino voltados para a orientação da intervenção pedagógica na escola, tanto com chancela da esfera pública como de

 

caráter comercial. Os periódicos técnicos tendem ao crescimento quantitativo e qualitativo associados sobretudo à indústria do esporte de alto rendimento. A imprensa de magazine relativa à área de Educação Física e Esporte está estabilizada e pode vir a decrescer nos próximos anos, uma vez que há evidências de que o mercado de fitness, atividade física e saúde, associado à performance e ao culto corporal, possuem mais força de marketing. A comunidade científica se interessa em pesquisar toda tipologia de impresso da Educação Física, esporte e correlatos como objeto e fonte de conhecimento.

Fontes

CRUZ, Heloisa de Faria (Org.). São Paulo em revista: catálogo de publicações da imprensa cultural e de variedades paulistana 1870-1930. São Paulo: Arquivo do Estado, 1997.

FERREIRA NETO, Amarílio et al. Catálogo de periódicos de educação física e esporte

(1930-2000). Vitória: PROTEORIA, 2002.

MARTINS, Ana Luiza. Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de República, São Paulo (1890-1922). São Paulo: Fapesp : Imprensa Oficial do Estado, 2001.

PERIÓDICOS Técnico-Científicos Nacionais da Área de Educação Física, Esporte, Lazer, Recreação e afins, indexados na Base de Dados SIBRADID. 2003. Disponível em: <www.sibradid.eef.ufmg.br/perio.html>. Acesso em: 11 jun. 2003.

REFELNET - Revistas On Line. Revistas em língua portuguesa. 2003. Disponível em: <www.efmuzambinho.org.br/refelnet/refelnet.asp#115>. Acesso em: 11 jun. 2003.

Tipologia de periódicos, períod

o de circu

lação, local e chancela

Tipos de Periódicos

Período

Local

Chancela

Imprensa de Ensino de Educação Física

Revista Educação Física

1932-1960

Rio de Janeiro

ESEFEX

Revista Educação Physica

1932-1945

Rio de Janeiro

Cia. Brasil Editora

Boletim de Educação Física

1941-1958

Rio de Janeiro

MES

Revista Brasileira de Educação Física

1944-1952

Rio de Janeiro

A Noite

Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos

1945-1966

Rio de Janeiro

ENEFD

Revista da APEF - São Paulo

1953-1979

São Paulo

APEF - SP

Pensar a Prática

1998-2003

Goiânia

UFG

Imprensa Técnica de Ensino da Educação Física e Esportes

Automobilismo

1926

São Paulo

A. Calmasini

Revista Educação Física

1932-2002

Rio de Janeiro

ESEFEX

Revista Educação Physica

1932-1945

Rio de Janeiro

Cia. Brasil Editora

Revista Brasileira de Educação Física e Desportos

1968-1984

Brasília

MEC

Esporte e Educação

1969-1977

São Paulo

APEF - SP

Revista Artus

1976-1999

Rio de Janeiro

UGF

Comunidade Esportiva

1980-1986

Rio de Janeiro

Rede EPT

Imprensa de Magazine

Sprint Magazine

1982-2003

Rio de Janeiro

Grupo Sprint

 

 

 

 

 

       Publicações Periódicas de Ensino, de Técnicas e de Magazines em Educação Física e Esporte


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

/f

 

São Paulo

 

Revista da APEF - São Paulo (IEEF) 1953-1979 - APEF - SP Automobilismo (ITEEFE)

1926 - A. Calmasini Esporte e Educação (ITEEFE) 1969-1977 - APEF - SP

 

 

Rio de Janeiro

 

V

 

 

Revista Educação Física (IEEF) 1932-1960 - EsEFEX Revista Educação Physica (IEEF) 1932-1945 - Cia. Brasil Editora Boletim de Educação Física (IEEF)

1941-1958 MES

Revista Brasileira de Educação Física (IEEF) 1944-1952 - A Noite Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos (IEEF)

1945-1966 ENEFD

Revista Educação Física (ITEEFE)

1932-2002 - EsEFEX

Revista Educação Physica

(ITEEFE)

1932-1945 - Cia. Brasil Editora Revista Artus (ITEEFE)

1976-1999 - UGF Comunidade Esportiva (ITEEFE) 1980-1986 - Rede EPT Sprint Magazine 1982-2003 - Grupo Sprint


 

 

 


1 Os periódicos e idéias apresentadas são apenas indícios do panorama da problemática das revistas da área de Educação Física e Esportes, que só recentemente vêm sendo alvo de atenção de pesquisadores.



[I]

 

Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA), http://www.proteoria.org
  Ver este arquivo em formato PDF Impimir arquivo

Navegue pelos artigos
Prévia do artigo FERREIRA NETO, Amarílio. Publicações periódicas científicas em educação física e esporte de instituições universitárias, 2004. MAIA, E. M.; FERREIRA NETO, A.; BERMOND, Magda Terezinha. Pedagogia e Educação Física: quando teorizar é sempre praticar. In: VIII Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, 2004, Niterói. Cultura e a Educação Física Escolar. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2004. v. 1. p. 276-278. Próximo artigo
avaliação 2.61/5
avaliação: 2.6/5 (228 votos)

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

CONTRIBUIÇÕES

NOVOS ARTIGOS

ELLER, Marcelo Laquini. A olimpíada escolar e a escolarização da educação física no Espírito Santo: 1946-1954 In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Marcelo Laquini Eller
WILL, Thiago ferraz; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Arquivos da Escola de Educação Física do Espírito Santo: o Ensino da História da Educação Física entre as Décadas de 1930 e 1960 In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Thiago Ferraz Will
BRUSCHI, Marcela; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Professoras e autoras: circulação, apropriação e produção de saberes sobre a educação física no Espírito Santo (1931-1936) In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Marcela Bruschi
WILL, Thiago Ferraz; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha; RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; POLEZE, Grasiela Martins Lopes. o ensino da história da educação física: uma análise dos anais dos congressos de educação física, esporte e lazer. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
Thiago Ferraz Will
ELLER, Marcelo Laquini; SCHNEIDER, Omar; SANTOS, Wagner dos. Revista Brasileira de Educação Física e Desportos: Impresso pedagógico e prescrições esportivas para a educação física (1968-1984). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha; POLEZE, Grasiela Martins Lopes; WILL, Thiago Ferraz. Colégio Estadual do Espírito Santo: relatos da educação física e do esporte em seu arquivo institucional (1943-1957)In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Colégio Estadual do Espírito Santo: práticas de ensino de educação física e do esporte em seu arquivo institucional (1943-1957) In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
BRUSCHI, Marcela ; SCHNEIDER, Omar ; SANTOS, Wagner dos; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Presença feminina na escolarização da educação física no Espírito Santo (1931-1937). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
Marcela Bruschi
SCHNEIDER, Omar; Bruschi, Marcela. A Revista de Educação e a escolarização da educação física no Espírito Santo: autores, atores e editores (1934-1937) In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Circuitos e fronteiras da história da educação no Brasil. 2013. 1 CD-ROM ISSN:2236-1855
Marcela Bruschi
SCHNEIDER, Omar; BRUSCHI, Marcela; SANTOS, Wagner dos; FERREIRA NETO, Amarílio. A Revista de Educação no governo João Punaro Bley e a escolarização da Educação Física no Espírito Santo (1934-1937). Revista brasileira de história da educação, Campinas, v. 13, n. 1 (31), p. 43-68, jan/abr 2013
Marcela Bruschi