Site Loja Virtual Textos Buscar textos Projetos Links Imagens Livro de visitas Indique o site
| Entrar

PESQUISA

SITE SEGURO

Compre pelo PagSeguro

NOVOS LINKS

USUÁRIOS ONLINE

21 visitantes online (7 na seção: Artigos)

Usuários: 0
Visitantes: 21

mais...

VISITAS

Bem vindo
Visitante

Já existem:



Visitantes deste site
Artigos > Comunicação e Produção Científica em Educação e em Educação Física > SANTOS, Wagner ; LOCATELLI, Andrea Brandão; MAIA, Ediane de Melo . Revista de Educação Física: ciclo de vida (1932-2002). In: XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003, Caxambu. XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003.

SANTOS, Wagner ; LOCATELLI, Andrea Brandão; MAIA, Ediane de Melo . Revista de Educação Física: ciclo de vida (1932-2002). In: XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003, Caxambu. XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003.


REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CICLO DE VIDA (1932-2002)

 

 

Wagner dos Santos Mestrando em Educação na UFMG Bolsista CAPES

Andréa Brandão Locatelli Pós-Graduada em Educação Física

Ediane de Melo Maia Magda Terezinha Bermond Bolsistas do PIBIC-CNPq-UFES

Membros do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA

 

Introdução

Nesta investigação foi estudado o ciclo de vida da Revista de Educação Física da Escola de Educação Física do Exército no período de 1932 a 2002. Para tanto, a seguinte questão conduziu o exame do corpusde pesquisa: quais são os elementos caracterizadores do periódico em termos de duração, periodicidade, agentes responsáveis, colaboradores, recorrências e predominâncias temáticas?

 

Recursos Teóricos-Metodológicos no Estudo de Impressos da Educação e da Educação Física

A base teórica da pesquisa sustenta-se, também, nas concepções de materialidade, indícios, sinais, emblemas, estilo (inclusão e exclusão), imagem, representação, distância (longe/perto), retórica, prova e história de Ginzburg (1991, 1999, 2001,   2002). A materialidade assenta-se no que está impresso no periódico objeto e fonte da pesquisa o que descarta qualquer possibilidade de retórica (entendida como construção de argumentos desprovidos de provas documentais variadas).

Foram utilizadas as diretrizes para estudo da imprensa periódica indicadas por Catani e Sousa (1999), uma vez que a Revista de Educação Física será abordada como objeto de estudo e como focusdocumental para compreender o seu ciclo de vida.

 

Sobre o Ciclo de Vida (1932-2002)

O ciclo de vida da Revista de Educação Física se presta a estabelecer a materialidade especialmente descritiva de sua composição editorial no tempo. Os indícios iniciais a seguir são fundamentais à compreensão do conjunto do periódico. Os indicadores de referência foram adaptados de Cruz (1997):

1.    Chancela: Escola de Educação Física do Exército.

2.    Objetivo: divulgação da "causa da Educação Física”, em especial do Regulamento de Educação Física.

3.    Ciclo de Vida: 1932-2002; números: 1 ao 125 (o número 95 não existe); quantidade de artigos catalogados: 2.124.

4.    Periodicidade: pode ser caracterizada como variável, dado que é possível afirmar que, em diferentes tempos, a revista foi mensal, bimestral, quadrimestral, semestral.

5.    Formato, Colunagem: formato próximo ao A4 e colunagem variável, inclusive no mesmo exemplar: diagramação em página inteira, dupla coluna, tripla coluna e, em menor ocorrência, dupla página aberta (imagens, por exemplo).

6.    Número de Páginas: variável. Todavia, pode-se indicar um número aproximado de 40 páginas por exemplar, contadas de capa a capa.

 

7.    Propriedade: Estado Maior do Exército.

8.    Expediente (diretores, gerentes, secretários): oficiais do Exército.

9.    Colaboradores: militares de diferentes patentes com prevalência de oficiais e civis de variada importância e funções sociais na sociedade. Presença de autores brasileiros e estrangeiros.

10.Âmbito de Circulação: predominantemente nacional em setores militares e civis.

11.Tiragem: variável. Entre 2.000 e 5.000 exemplares.

12.Preço (avulso e/ou assinatura): preço variável e aquisição avulsa ou por assinatura. Há evidências de distribuição gratuita.

13.Preço de Espaço Publicitário: variável. A referência determinante do preço é o tamanho do espaço, local e quantidade de cores. A revista oferece um oitavo de página, três quartos, um quarto de página, meia página, uma página e uma coluna.

14.Conteúdo (assuntos recorrentes): Educação Física e Biologia; Educação Física e Psicologia; Educação Física e Sociologia; Educação Física e Filosofia; Educação Física e História; Educação Física e Pedagogia; Educação Física e Epistemologia; Ginástica; Métodos Ginásticos; Esportes; Jogos; Danças; Lutas; Formação do Professor; Ensino Primário (Educação Física de 1a a 4a série); Ensino Secundário (Educação Física de 5a a 8a série); Ensino Industrial (Educação Física no Ensino Médio); Ensino Comercial; Ensino Emendativo (Educação Física Adaptada); Ensino Superior; Play-grounds, Parques Infantis e Colônias de Férias; Esportes Aquáticos; Basquetebol; Voleibol; Handebol; Futebol; Tênis; Esgrima; Hipismo; Construção de Instalações Esportivas; Legislação; Políticas Públicas; Treinamento Físico Militar e Desportivo; Biomecânica; Jogos Olímpicos; Educação Física Feminina; Tiro; Educação Física Militar; Ginástica Rítmica; Ciclismo; Escotismo; Relatórios de Eventos; Associações de Representação de Categoria; Notícias; Bibliografia.

 

15.Iconografia: uso freqüente de fontes iconográficas variadas. Pode-se afirmar que é a mais importante referência de uso desse tipo de fonte em periódicos de nossa área no século XX.

16.Publicidade: divulgação irrestrita de todo tipo de produto. Exemplo: pólvora, armas e munição, charuto, cigarro, bebidas alcoólicas, refrigerantes, movelaria, alfaiataria, equipamentos médicos, medicamentos, aparelhagem de ginástica, roupas esportivas, academia, etc. Referência singular que pode ajudar na compreensão do uso de publicidade em periódicos científicos na atualidade.

17.Acervo: coleção completa na Escola de Educação Física do Exército e no PROTEORIA.

 

Considerações Finais

O estudo de impressos de variada tipologia tem recebido força, também, na área de História, de Educação e da Educação Física. Todavia, deve-se reconhecer que, ainda, há um vácuo na investigação dos projetos editoriais de nossa área, quer seja na forma de livro, quer seja em formato de periódico: revista e jornais. Conhecer tais impressos em sua intimidade material requer olhá-los na sua condição de objeto e núcleo de informações temáticas (fonte).

Com este estudo, em relação ao ciclo de vida, pôde-se verificar a presença de elementos caracterizadores do periódico em termos de chancela, objetivo, ciclo de vida, periodicidade, formato e colunagem, número de páginas, propriedade, expediente, colaboradores, âmbito de circulação, tiragem, preço (avulso e/ou assinatura, gratuito), preço de espaço publicitário, conteúdo (assuntos recorrentes), iconografia, publicidade e acervos de referência que são fundamentais à compreensão geral do periódico.

 

Referências

CATANI, Denice Bárbara; SOUSA, Cynthia Pereira de. (Orgs.). Imprensa periódica educacional paulista (1890-1996): catálogo. São Paulo: Plêiade, 1999.

CRUZ, Heloísa de Faria (Org.). São Paulo em revista: catálogo de publicações da imprensa cultural e de variedades paulistana 1870-1930. São Paulo: Arquivo do Estado, 1997.

GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1991.

______ . Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das

Letras, 1999.

______ . Olhos de madeira nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das

Letras, 2001.

______ . Relações de força: história, retórica, prova. São Paulo: Companhia das Letras,

2002.

 

Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA), http://www.proteoria.org
  Ver este arquivo em formato PDF Impimir arquivo

Navegue pelos artigos
Prévia do artigo SANTOS, Wagner dos; FERREIRA NETO, Amarílio. Avaliação na educação física Escolar: análise de periódicos do século XX. In: SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA , 54., 2002, Goiânia. Anais... Goiânia: SBPC, 2002. 1 CD-ROM. MAIA, Ediane de Melo; BERMOND, Magda Terezinha; FERREIRA NETO, Amarílio. Revista de Educação Física: uma análise científico-pedagógica da seção unidade de doutrina (1932-2002). In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 55., 2003, Recife. Anais... Recife: SBPC, 2003. 1 CD-ROM. Próximo artigo
avaliação 2.60/5
avaliação: 2.6/5 (211 votos)

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

CONTRIBUIÇÕES

NOVOS ARTIGOS

ELLER, Marcelo Laquini. A olimpíada escolar e a escolarização da educação física no Espírito Santo: 1946-1954 In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Marcelo Laquini Eller
WILL, Thiago ferraz; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Arquivos da Escola de Educação Física do Espírito Santo: o Ensino da História da Educação Física entre as Décadas de 1930 e 1960 In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Thiago Ferraz Will
BRUSCHI, Marcela; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Professoras e autoras: circulação, apropriação e produção de saberes sobre a educação física no Espírito Santo (1931-1936) In: Anais do X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014
Marcela Bruschi
WILL, Thiago Ferraz; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha; RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; POLEZE, Grasiela Martins Lopes. o ensino da história da educação física: uma análise dos anais dos congressos de educação física, esporte e lazer. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
Thiago Ferraz Will
ELLER, Marcelo Laquini; SCHNEIDER, Omar; SANTOS, Wagner dos. Revista Brasileira de Educação Física e Desportos: Impresso pedagógico e prescrições esportivas para a educação física (1968-1984). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha; POLEZE, Grasiela Martins Lopes; WILL, Thiago Ferraz. Colégio Estadual do Espírito Santo: relatos da educação física e do esporte em seu arquivo institucional (1943-1957)In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
RIBEIRO, Denise Maria da Silva; LUCIO, Mariana Rocha; SCHNEIDER, Omar; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Colégio Estadual do Espírito Santo: práticas de ensino de educação física e do esporte em seu arquivo institucional (1943-1957) In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
admin
BRUSCHI, Marcela ; SCHNEIDER, Omar ; SANTOS, Wagner dos; ASSUNÇÃO, Wallace Rocha. Presença feminina na escolarização da educação física no Espírito Santo (1931-1937). In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013, Brasília.
Marcela Bruschi
SCHNEIDER, Omar; Bruschi, Marcela. A Revista de Educação e a escolarização da educação física no Espírito Santo: autores, atores e editores (1934-1937) In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Circuitos e fronteiras da história da educação no Brasil. 2013. 1 CD-ROM ISSN:2236-1855
Marcela Bruschi
SCHNEIDER, Omar; BRUSCHI, Marcela; SANTOS, Wagner dos; FERREIRA NETO, Amarílio. A Revista de Educação no governo João Punaro Bley e a escolarização da Educação Física no Espírito Santo (1934-1937). Revista brasileira de história da educação, Campinas, v. 13, n. 1 (31), p. 43-68, jan/abr 2013
Marcela Bruschi